Foram à praia ou foram à praia?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.

Correto: Fui à sala. Fique atento porque sempre ocorre crase nos casos a seguir: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente; à medida, à vontade, à disposição, à moda de, à maneira de, etc.

Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”. Exemplos: “Você volta DA Bahia” > “Você vai à Bahia.”

2 areal, borda, costa, litoral, margem, orla.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

De acordo com as novas regras da ortografia, o correto é "volta às aulas", com crase.

Vale sempre lembrar que a crase é um fenômeno caracterizado pela fusão da preposição “a” com o artigo “a” (a + a = à). Veja como aplicar a regra: Quem vai à Bahia, volta da Bahia – por isso indicamos a crase com o acento grave. Quem vai a Salvador, volta de Salvador – logo, não há crase.

Férias é um substantivo feminino plural. Sendo assim, os adjuntos adnominais (artigos, adjetivos, pronomes) devem flexionar em número e gênero: As minhas férias foram ótimas.

Ex.: Foi a Minas Gerais (Foi para Minas Gerais, logo não tem crase, pois não foi usado “para a”, somente “para”).

Frente a frente não tem crase. Nunca escreva "frente à frente", pois a crase não ocorre em expressões com palavras repetidas, quer sejam masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "frente a frente", as expressões "passo a passo", "cara a cara" e "dia a dia" são exemplos nos quais a crase não ocorre.

Em "vou a Curitiba", não ocorre crase porque o macete mencionado não tem como ser empregado: vou a Curitiba - volto de Curitiba.

Por outro lado, se você substituir um verbo pelo outro e notar a presença do artigo definido “a”, é necessário fazer uso da crase. Exemplos: “Ir à Itália.” “Voltar da Itália.”

Substituindo o Substantivo Feminino “biblioteca” por um Masculino: “ginásio”: Os alunos foram a [o ginásio] da escola. >>> Os alunos foram ao ginásio da escola. Desta forma, é possível afirmar que deve-se usar a Crase: Os alunos foram à biblioteca da escola.

A crase (`) serve para evitar a repetição da letra "a" nas situações em que precisamos utilizar o artigo definido a, ou os pronomes aquela, aquele e aquilo, junto com a preposição a. Exemplos: Vamos à praia? Fui às compras ontem.

O correto: “Estou viajando a trabalho.” A crase é uma junção da preposição “a” com o artigo definido “a”. Por isso, não deve ser usada antes de palavras masculinas.

d) A festa vai até às 6 da manhã. O uso da crase é facultativo depois da preposição "até", por isso também está correto: A festa vai até as 6 da manhã.

Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.

Deverá dizer: "Eu vou à feira." O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.

A praia nos remete a descanso, lazer, férias, relaxamento e muitos outros sentimentos e sensações boas.

Significado de Praia
substantivo feminino Faixa de terra à beira-mar; faixa de terra encoberta por areia ou por pedras que limita um mar, um rio ou uma lagoa.