O que a assistente social pergunta na visita domiciliar?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 7 votos

Tem como objetivo principal conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no espaço institucional.

Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários.

Principais perguntas de entrevista para assistente social e como respondê-las

  • Pergunta 1: Por que você escolheu a profissão de assistente social? ...
  • Pergunta 2: Como você lida com situações de alta pressão? ...
  • Pergunta 3: Quais etapas você segue para indicar recursos aos clientes?

Não existe um tempo padrão indicado. Desta forma, uma visita cujo objetivo é simplesmente avisar a um paciente que deve comparecer ao Posto de Saúde para uma consulta médica pode levar 1 minuto.

Orientações para realização das visitas
Para que uma visita domiciliar ocorra, a primeira condição é que se combine ela com o paciente e sua família. Isso é necessário, por ser importante e fundamental nesse processo a participação ativa da família nessa ação.

Entre os profissionais entrevistados, os que realizam a visita domiciliar são: enfermeira, técnica e auxiliar de enfermagem, ACS, médico, odontólogo e auxiliar de consultório odontológico.

5 dicas de como fazer um relatório completo de visitas ao cliente

  1. Nome, endereço e contato do cliente;
  2. Nome do profissional responsável pela visita;
  3. Data e hora em que a visita ocorreu;
  4. Tipo de tarefa realizada na visita;
  5. Duração da visita.

Resumo. Introdução: A Visita Domiciliar permite uma proximidade com as famílias para se desenvolver ações destinadas à promoção e recuperação da saúde. A educação em saúde e a participação ativa do paciente vêm diminuindo os índices de internações e controlando os sintomas desagradáveis de doenças crônicas comuns.

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, “o assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.”

§ único - O assistente social não deve excusar-se sem justa causa, de prestar aos órgãos de classe qualquer colaboração solicitada no âmbito profissional. Art. 32° - É dever de todo assistente social representar, junto aos órgãos de classe, sobre assunto de interesse profissional geral ou pessoal e do bem comum.

Durante a entrevista, o assistente social tem de assegurar a apreensão do conteúdo comunicado, tanto pela linguagem verbal como pela não-verbal, e assim compreender a realidade que se apresenta através dos sentimentos, dos desejos e das necessidades sociais.

Um entrevistador social, que é um funcionário da Prefeitura, fará perguntas sobre vários aspectos da realidade da família: quem faz parte da família, características do domicílio, despesas, se há pessoas com deficiência na família, grau de escolaridade dos integrantes, características de trabalho e remuneração dos ...

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, ...

Visita chamada: é um atendimento realizado na casa do individuo, por este possuir algum tipo de limitação, por exemplo uma doença. Visitas periódicas: são feitas para indivíduos ou famílias que necessitam de acompanhamento periódico, por exemplo, pacientes crônicos.

O atendimento é a execução de qualquer atividade profissional direta à saúde dos indivíduos, ao passo que a internação domiciliar é uma prática mais intensiva e complexa no domicílio do cliente e a visita domiciliar é uma forma de avaliação dos indivíduos, da família e do domicílio, sendo, os dois últimos, uma forma de ...

O profissional deve identificar-se e expressar de maneira informal, mas com clareza o objetivo da visita, dizendo o seu nome, qual é o seu trabalho, a importância do seu trabalho, o motivo da sua visita e, principalmente, se pode ser recebido naquele momento.

Algumas situações que podem justificar assistência domiciliar: situação de emergência em que o paciente não pode ser transportado rapidamente para o hospital; atendimento de situações ou doenças agudas que incapacitam o paciente a vir até a Unidade de saúde (US);

A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9.

Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.

Para fazer um relatório de uma visita a uma empresa você precisa iniciar com as informações do cliente, acima de tudo, com endereço e nome. Continue com informações sobre a visita, como o objetivo e o que será realizado. Depois disso, finalize com a descrição das ações que foram realizadas.