O que a Bíblia diz sobre o rico e o pobre?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Sua inércia, diante daquele homem faminto e desprezado, reflete uma atitude de indiferença, muitas vezes inerente à comunidade humana, habituada a conviver com uma dilacerante realidade social, em que a pobreza, a violência e a injustiça se fazem presentes por toda a parte.

A questão 'se Deus existe, por que há pobreza' foi respondida rapidamente: a pobreza existe porque Deus permite o livre arbítrio, e a escolha dos homens por ganância e egoísmo gera a pobreza.

Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: «Felizes de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence. Felizes de vocês que agora têm fome, porque serão saciados. Felizes de vocês que agora choram, porque hão de rir.

A resposta usual à pergunta acima passa pela perda do poder compra do salário influenciada pelo aumento no ritmo dos reajustes de preços. Ou seja, o aumento do custo de vida provocado pela inflação diminui a quantidade de bens e serviços que a grana do trabalhador pode comprar.

Nasceu em um estábulo entre animais, cresceu em uma família humilde e foi apresentado no Templo com a oferta dos pobres. Com o passar dos anos, mostrou-se próximo daqueles que eram discriminados e desprezados da sociedade e fez dessa a sua missão de vida.

Na Bíblia, ser rico é, por muitas vezes, visto como ser abençoado por Deus. Abraão, José, Jó, Davi e Salomão são exemplos de pessoas abençoadas pelo Senhor com bens materiais. Contudo, Jesus mostra que as riquezas podem ser uma armadilha, que desvia o Homem de Deus.

Significa “organizarem-se sob”, o que pode ou não sugerir o que os romanos pensavam.

Um jovem rico pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna, e Jesus ensina que a confiança na riqueza pode impedir uma pessoa de entrar no reino de Deus. Jesus elogia a viúva pobre por colocar duas moedas na arca do tesouro. Lucas 12:13–21.

Simplório, ingénuo , tolo.

Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante” - Provérbios 6:9-11. Uma das maneiras mais eficientes de prosperar financeiramente é buscar trabalhos e atividades extras para ganhar um pouco mais. Para isso, nada de preguiça.

Por que alguns nascem ricos e outros pobres? Alguns cegos, aleijados, débeis mentais, enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis? Por que Deus permite tamanha desigualdade entre seus filhos? Por que uns, que são maus, sofrem menos que outros, que são bons?

1 - Esquentar a ponta da caneta esferográfica para ver se ela volta a funcionar. 2 - Lamber a tampa metálica do iogurte. 3 - Entrar de loja em loja perguntando os preços e dizer que está só dando uma olhada. 4 - Aproveitar garrafa plástica de refrigerante e guardá-la com água na geladeira.

Formas de lutar contra a pobreza

  1. #1 Acabar com a fome e a desnutrição. ...
  2. #2 Cuidados de saúde universais. ...
  3. #3 Adaptação às alterações climáticas. ...
  4. #4 Acesso universal a uma educação de qualidade. ...
  5. #5 Aumentar o investimento no desenvolvimento de regiões e comunidades empobrecidas. ...
  6. #6 Combater a desigualdade de género.

O nosso cérebro pode ser afetado pela pobreza? Crianças que vivem em condições menos favorecidas apresentam, em geral, pior desempenho na escola. A explicação pode estar na má alimentação, em situações de estresse no ambiente familiar ou na falta de atenção que recebem dos pais, entre outros fatores.

A pobreza é definida como a falta de acesso a serviços essenciais (saneamento básico, saúde, educação, energia elétrica, entre outros), bens de consumo, sobretudo alimentos, e bens materiais necessários para a manutenção da vida em condições básicas.

Salmos 40:17 ARC
Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Uma pessoa verdadeiramente rica não é aquela que trabalha horas e mais horas, mas sim aquela que pode compartilhar seu tempo com a família e os amigos, adquirir bagagem cultural em uma viagem e obter abundância espiritual.

As verdadeiras riquezas não são muito dinheiro ou muitos bens. A verdadeira riqueza é uma vida cheia do amor e do conhecimento de Deus! A salvação é nossa maior riqueza. As riquezas espirituais são muito mais importantes que as riquezas materiais.