O que a Bíblia fala sobre a alma?

Perguntado por: oaragao5 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando o homem é governado pelas faculdades da alma, e não pelas faculdades do espírito, ele agirá segundo a natureza terrena, Daí se afirmar que o homem natural, ou seja, aquele que é governado por um viver segundo a alma, e não segundo o espírito, não pode entender as coisas do Espírito Santo de Deus.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico. Locus de toda substância do sentir e agir.

Resposta: Alma Apetitiva ou Concupiscente: localizada no ventre, a alma concupiscente está relacionada com os desejos carnais. Alma Irascível: localizada no peito, a alma irascível está relacionada às paixões. Alma Racional: localizada na cabeça, a alma racional está relacionada ao conhecimento.

Em Meneghetti o conceito de alma é que ela é eterna, mas não é configurável na medida do tempo como é concebida a eternidade. Ela é toda junta e sem partes, como essência a alma é simples, ou seja, não é estendida, não tem partes e é toda unida, é espiritual, não é material e isto se colhe por autorreflexão.

Sabe qual o seu valor? Cristo é o seu preço. Uma alma vale tanto que não tinha na Terra algo suficiente para pagar por ela, a moeda teve que vir do céu e não foi qualquer coisa do céu: anjos, arcanjos ou querubins, foi o próprio Filho de Deus que desceu e se entregou por ela, esse é o valor que tem uma alma.

UMA ALMA VALE MAIS QUE O MUNDO INTEIRO. (Lucas 15:7).

Devemos abandonar todos os nossos pecados, grandes ou pequenos, em troca da recompensa de vida eterna concedida pelo Pai.

A “alma” é o sopro vital, aquilo que anima o nosso corpo. O “espírito” é a parte da nossa alma que nos difere dos outros animais, ou seja, é a nossa parte racional. A “mente” é a parte superior dessa parte racional, é a mente ou pensamento, que nos possibilita apreender as coisas inteligíveis.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

Apesar de sua rejeição pela comunidade científica, o experimento de MacDougall popularizou o conceito de que a alma tem peso e, especificamente, que pesa 21 gramas.

Numa reportagem feita pela publicação Daily Mail, eles explicaram que a alma de uma pessoa está dentro das células cerebrais em um lugar chamado microtúbulo. Os microtúbulos, segundo os livros de biologia, são estruturas proteicas que fazem parte do citoesqueleto das células.

O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas.

Segundo Aristóteles a Alma é composta por três faculdades, a saber: alma nutritiva, que pertence a todos os seres vivos; alma sensitiva, própria dos animais e alma intelectiva, pertencente exclusivamente ao ser humano.

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos.
Os animais não têm alma. Logo, não vão para o céu. Isso tem uma razão de ser: ninguém quer ter que lidar com bichos sujos, como guaxinins, gambás, texugos, entre outros, quando estiver em um belo piquenique com Jesus.”

Aprendê-la não se trata de esquecer todas as coisas ruins que já lhe aconteceram ou que você, porventura, já tenha feito. Mas é nutrir-se dos ensinamentos bons que esses episódios lhe trouxeram, por exemplo. É estar aberto a receber também o que é bom, e não só o que é mal. A espiritualidade mora dentro de nós mesmos.

Adquirir o caráter de um ganhador de almas: O caráter genuíno de um ganhador de almas é fundamental para ganhar outros e firmá-los na sua caminhada com Cristo, um caráter de compaixão, testemunho, fé, oração, humildade e generosidade é uma estratégia para ganhar almas para o Senhor.