O que a Bíblia fala sobre chorar com os que choram?

Perguntado por: egois . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Rm 8,35-39). “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.” É o convite a colocar-se “na pele do outro”, como expressão concreta de uma caridade verdadeira.

Na Palavra de Deus, o Salmo afirma que “Deus reúne as lágrimas de cada um em um odre e não perde nenhuma (Sl 56,9). Tais palavras encontram ressonância nas últimas páginas da Bíblia, no Livro do Apocalipse de São João: “…e o próprio Deus-com-eles será seu Deus. Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos.

Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Digo que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.

Deus não ignora nossas lágrimas.
Deus vê e se importa quando choramos diante dele. As lágrimas de arrependimento produzem perdão. As lágrimas de sofrimento serão enxutas por Deus. As lágrimas de tristeza serão transformadas em cantos de alegria.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Tal choro nos leva a buscar a presença de Deus, a Sua justiça, não a nossa, a nos lastimar pelos pecados, nossos e do mundo, a uma decisão de mudar, buscando a perfeição que existe somente em Deus. O choro também pode resultar de um coração quebrantado diante do Senhor.

No percurso do amadurecimento espiritual, as lágrimas surgem do pesar pela separação de Deus, do luto pela salvação perdida, e da consciência do pecado, que nos distância do coração do Senhor.

Choramos por derrotas e angústias; choramos, porque colocamos nossa esperança onde nos decepcionamos, porque perdemos alguém muito querido ou, então, porque recebemos uma má notícia. Há aqueles para os quais as lágrimas correm pelos olhos, e também aqueles que, talvez, não as deixem cair, mas estão chorando por dentro.

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões.

8 Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?

O dom das lágrimas é um dos dons mais antigos da Igreja Primitiva. Esse dom lava-nos de nossos pecados e nos leva a uma verdadeira conversão, passando por um processo de cura interior.

Na Bíblia Deus diz que a tristeza é passageira, não dura para sempre (Salmos 30:5). Deus também sente tristeza (Jesus chorou) e se compadece de quem está triste. Haverá um tempo, quando formos morar no Céu, em que não haverá mais dor, choro nem tristeza.

Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”. Os historiadores concordam, em geral, que o chorinho brasileiro é um estilo peculiar de interpretar diversos gêneros musicais.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas. Elas demonstram nossa fragilidade em meio a uma situação. Faz com que reconheçamos que não somos tão independentes do criador como imaginamos.