O que a Bíblia fala sobre sensibilidade?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quando alguém tem compaixão, ela sofre junto, ela tem os sentimentos daquela alma e daquele coração; é capaz de ter sensibilidade pelo o que o outro está passando e sofrendo.

Quanto mais sensíveis ao Espírito Santo mais fluentes seremos nos dons do Espírito. Quanto mais sensíveis à voz do Espírito Santo com mais confiança diremos: Assim diz o Senhor! - 13:2 “Disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

Para aumentar nossa capacidade de ser influenciados e orientados em nossa vida pelo Espírito Santo, como Néfi, precisamos cultivar o desejo de receber essa influência e orientação, exercer a fé no Senhor Jesus Cristo, “orar sempre e não desfalecer” (2 Néfi 32:9), e obedecer aos mandamentos.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

E as doenças cardíacas, por sua vez, também podem manifestar emoções, tais como medo, ansiedade e depressão, revelando que a interação entre coração e mente é recíproca. Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

6 aInstrui a criança no bcaminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo ...

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.

A nossa consciência é a voz do Espírito Santo, uma voz sutil, penetrante, regeneradora. Quando, na humildade e na oração, aprendemos a ouvir a voz do Espírito Santo dentro de nós, e não a voz das nossas emoções, das nossas empolgações, começaremos a acertar com o projeto de Deus.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.

Uma das maneiras pelas quais posso ouvir o Senhor é por intermédio das escrituras. As escrituras são a voz pré-gravada do Senhor. Não é necessariamente uma voz audível, embora isso possa acontecer. É ouvir as escrituras em um sentimento — um sentimento em minha mente, um sentimento em meu coração.

O que dói é amar carregando nossas ainda imperfeições, nossas carências, nossas ilusões, nossas cobranças, nossas dores... Nós amamos, mas ainda não sabemos amar. Porque o amor é a lição e o próprio Mestre. Você só aprende se tiver a coragem de tentar e de amar de novo, de amar sempre, de amar acima do medo.

Esse sentimento já aparece como um aviso, uma premunição de algo ruim, mas muitas vezes não compreendemos exatamente como e porque isto ocorre. Esse aperto ocorre quando a alma “cheira a dor” e reage em nosso coração. É uma forma física de se alertar o que o lado espiritual já sabe que irá acontecer.

Como lidar com o coração partido

  1. Não tenha medo da dor. ...
  2. Desprenda-se e aproveite sua independência novamente. ...
  3. Ria e chore. ...
  4. Procure fazer algum exercício físico. ...
  5. Crie o seu próprio mundo. ...
  6. Encontre esperança.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

Quem ama? O coração ou a mente? Os dois são como espelhos, cada um reflete e projeta coisas diferentes. O coração é involuntário, é a fonte que alimenta a alma.

Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico.