O que a ectasia pode causar?

Perguntado por: iguimaraes5 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A ectasia ductal é uma condição benigna e não aumenta o risco de tumores na mama, portanto seu diagnóstico não deve ser motivo de alarme. Entretanto, ela causa sintomas que são semelhantes aos sinais de doenças mais sérias, e é necessário que a diferenciação seja feita por um médico.

A ectasia da artéria basilar (EB) é a dilatação do calibre em toda ou parte de sua extensão, e/ou quando for anormalmente tortuosa em seu trajeto. As manifestações clínicas são decorrentes de compressão de nervos cranianos, fenômeno isquêmico ou hemorrágico, síndrome de pseudo-tumor ou hidrocefalia.

[ Medicina ] Nome genérico das doenças caracterizadas por inchação ou dilatação.

Ectasia é a dilatação ou distensão de órgão que apresenta estrutura tubular. Há vários tipos de ectasias: Bronquiectasias - ectasia nos brônquios.

A ectasia não tem cura, porém parar de fumar é uma das principais orientações para quem tem a dilatação. Praticar exercícios físicos também pode ser outra recomendação médica para manter as artérias mais saudáveis.

A Ectasia Vascular Antral Gástrica (GAVE) é uma condição caracterizada por lesões vasculares geralmente localizadas no antro, tipicamente levando a sangramento oculto ou evidente.

O aneurisma é uma dilatação maior 1,5 que o diâmetro normal do vaso. Caso este aumento de calibre seja menor, chamamos de ectasia do vaso. A Aorta é o maior vaso arterial do corpo, distribuindo o sangue bombeado do coração a todos os demais órgãos do corpo.

Quando é feito o diagnóstico, em qualquer local do corpo, a primeira recomendação é a de afastar toda e qualquer atividade fisica acima da intensidade leve!

O Aneurisma da Aorta Torácica é uma dilatação progressiva que acontece em um ou mais segmentos da aorta. Essa dilatação leva ao enfraquecimento de sua parede. Uma vez distendida, torna-se cada vez mais fina, com risco progressivo de ruptura. Por isso, o aneurisma da aorta é grave e requer acompanhamento periódico.

O aneurisma da aorta abdominal (AAA) é um inchaço na aorta, o principal vaso sanguíneo que vai do coração até o tórax e a barriga. Um AAA pode ser muito perigoso se não for detectado logo no início, pois tende a ficar maior com o tempo e pode estourar.

A palavra ectasia define uma dilatação anormal de um órgão oco, de um canal glandular ou de um vaso. No contexto do trato urinário, entende-se por ectasia pielocalicial ou hidronefrose, a ocorrência de uma dilatação do sistema coletor renal, ou seja, dos cálices e da pelve renal.

A ectasia tubular da rete testis consiste numa entidade benigna relativamente rara, que resulta da obstrução parcial ou completa dos ductos eferentes(16). Esta obstrução pode acontecer em diferentes níveis, po- dendo ser classificada em intra ou extrates- ticular.

A ectasia anulo-aórtica pode ocorrer como condição isolada ou como parte de uma doença generalizada do tecido conectivo, tal como na Síndrome de Marfan ou na Síndrome de Ehlers-Danlos.

1-3 O diâmetro normal da aorta ascendente é definido como < 2,1 cm/m², da aorta descendente como < 1.6 cm/m² e da artéria aorta abdominal como sendo inferior a 3,0 cm.

Define-se dilatação da aorta como uma medida que excede a faixa normal para uma determinada idade e dimensões corporais. Aneurisma, ou dilatação patológica, é definido como um aumento de 50% acima desta faixa.

Os médicos suspeitam de trombose da veia porta em pessoas com a combinação do seguinte: Sangramento das veias varicosas no esôfago ou estômago. Baço aumentado. Quadros clínicos que aumentam o risco de trombose de veia porta (por exemplo, infecção no umbigo em recém-nascidos ou apendicite aguda em crianças mais velhas)