O que a escola pode fazer diante do aumento da violência?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 15 votos

Acolher os estudantes, buscar a aproximação com as famílias e qualificar os profissionais da educação são algumas das ações necessárias para enfrentar o problema da violência no ambiente escolar.

POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA
1) Realização de projetos sociais com intuito de diminuir a desigualdade social. Abrindo outros caminhos, além dos caminhos criminosos que fomentam a violência, à população de baixa renda (principalmente aos jovens).

Segundo especialistas, as estratégias de concentração dos esforços policiais, participação da comunidade nas decisões sobre segurança e de investimentos em investigação estão entre as mais bem-sucedidas para conter o crime.

Reduzir o acesso a armas, facas e pesticidas; Promover igualdade de gênero para prevenir a violência contra mulheres; Mudar normas culturais e sociais que apoiam a violência; Criar programas de identificação, cuidado e apoio a vítimas.

O fundamental é que se observem dois cuidados essenciais: distinguir questões a serem tratadas coletivamente (como, por exemplo, o uso da quadra no recreio) de conflitos individuais, que devem ser tratados reservadamente; e manter o foco na escuta e na solução, a fim de que a situação não vire uma mera “lavação de ...

A escola pode atuar na prevenção da violência doméstica e sexual de diversas formas, como por exemplo, por meio de palestras e debates sobre o tema, campanhas de conscientização e inclusão do tema nas disciplinas do currículo escolar.

A utilização de campanhas, palestras, atividades preventivas, jogos colaborativos e rodas de conversa, por exemplo, podem ser um divisor para diminuir a violência na sua escola. Reagir de forma rápida e precisa quando ocorrem situações de violência é essencial, mas nada melhor do que a prevenção.

Esta aprendizagem acumula capital humano e, ao longo do ciclo de vida, promove melhores oportunidades, diminuindo a propensão à criminalidade. Além disso, a simples retenção do aluno na escola e o seu envolvimento com os estudos podem diminuir as chances dos jovens se envolverem com a contravenção.

Por isso, apontamos a seguir a melhor forma das mães, pais, tios, tias, avós e avôs, enfim, qualquer responsável deve agir neste momento. A conscientização dos pais é fundamental para combater a violência nas Escolas, pois é a partir do diálogo e da cooperação que é possível identificar e solucionar os problemas.

Diversos fatores podem contribuir para esse cenário, como a influência da mídia, problemas familiares, questões de saúde mental e falta de políticas de segurança nas escolas. Neste texto, serão analisados esses fatores e como cada um deles pode influenciar na violência escolar.

Quanto à dimensão Acesso e Permanência na escola, os principais problemas e soluções são : ) altos índices de faltas dos alunos e evasão; 2) falta de estímulo à aprendizagem e desmotivação dos alunos; 3) grande número de alunos com defasagem de aprendizagem; 4) falta de interesse compromisso colaboração dos pais.

As causas da violência são de natureza estrutural e sistêmica, tendo como exemplos as profundas desigualdades socioeconômicas, a falta de oportunidades à população mais pobre e a ausência ou inadequação das políticas públicas sociais e de segurança promovidas pelo Estado.

Como Fazer Uma Redação Sobre Violência no Ambiente Escolar

  1. Pesquisa. Todo bom texto começa com uma boa pesquisa. ...
  2. Faça anotações. Enquanto estiver realizando a pesquisa sobre o tema, sempre faça anotações das partes mais importantes. ...
  3. Ponto de vista. ...
  4. Mãos a obra. ...
  5. Língua portuguesa mandou lembranças.

Em primeiro lugar, é fundamental preparar todo o corpo docente, proporcionando qualificação para que os professores e os educadores saibam identificar tipos de violência em estágio inicial, assim como solucionar conflitos antes que eles escalem para um comportamento agressivo.

Caso o estudante tenha presenciado, recomenda-se aguardar as orientações da escola sobre como abordar o assunto em casa. "Porém, caso seja alguém distante do ocorrido, os pais e familiares podem iniciar o assunto comentando sobre a notícia e buscando entender o que o jovem sabe sobre o ocorrido", orienta a pediatra.

A cultura de paz tem espaço para ser construída pela comunidade escolar quando são priorizadas a construção e a vivência em um cenário inclusivo, o educar para atitudes e valores morais e éticos e o movimento de engajamento contra a violência. E na escola não faltam oportunidades para trabalhar tudo isso.

Esta prática teve como objetivo promover na escola um ambiente de respeito para que a diferença não seja tratada na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência, visto que a escola é um espaço de realidades diversas, não diferente da realidade social fora de seus muros.

A Cultura de Paz nas escolas é essencial para a continuação da vida, pois corrobora a conscientização da comunidade educativa no combate aos diversos tipos de violência e na preservação sagrada do planeta. Paz é sinônimo de amor! Amor por si, pelo outro, pelo planeta… pela vida.