O que a lei diz sobre câmera com áudio?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Câmeras com áudio são permitidas? São permitidas as capturas de áudios no ambiente de trabalho, desde que seja feita em locais que não violem a privacidade dos trabalhadores, porém, novamente, pode ser considerada proibida a instalação de câmeras com áudio em banheiros e vestiários.

Gravar conversa com uso de celular em local de trabalho serve como prova "por danos" na Justiça? A gravação de conversa feita por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro para fins de comprovação de direito não é ilícita e pode ser usada como prova em ação judicial.

Câmeras que captam áudio. As imagens conseguidas em locais de uso comuns, são plenamente legais e podem registrar os acontecimentos dentro do condomínio, sendo uma possibilidade ligada ao dever de vigilância e registro de atos eventualmente ilícitos.

As câmeras de segurança com áudio oferecem mais proteção no ambiente residencial ou mesmo em áreas comerciais. Um destaque destes dispositivos é a possibilidade de virem com som bidirecional.

Algumas câmeras de segurança têm uma luz vermelha e intermitente no momento de gravar. Estes são ativados com o movimento e indicam que toda a luz intermitente está sendo captada. Não confunda com a mudança de cor das luzes.

A gravação de conversa telefônica ou captação ambiental por um dos interlocutores independentemente do conhecimento disso pelos outros. Todas essas modalidades são legais e podem ser usadas como prova em processos judiciais.

Direito de gravação de audiência pelas partes, independe de Autorização. A Gravação Judicial, é um direito positivado no Novo Código de Processo Civil, inclusive é uma prerrogativa, que pode ou não ser exercida. Esse direito não pressupõe qualquer necessidade de autorização judicial.

Os avanços tecnológicos colocaram no radar da Justiça as provas audiovisuais como evidências em processos. Isso significa que um vídeo, seja captado através de um sistema de segurança eletrônica, seja gravado com aparelho telefônico ou qualquer outro dispositivo, pode ser utilizado como prova.

Na decisão, foi pontuado que é lícita a gravação de conversa (ou gravação clandestina) realizada por um dos interlocutores, mesmo sem o conhecimento do outro, quando não existe causa legal de sigilo. Nesse caso, a gravação pode perfeitamente ser utilizada como prova em processo judicial.

Em decisão recente, o TST considerou lícito o monitoramento dos empregados no ambiente de trabalho através do uso de câmeras. Referida decisão apontou que o monitoramento é perfeitamente possível, desde que não haja abusos, como câmeras em banheiros e vestiários, que ferem integralmente a privacidade dos colaboradores.

A gravação de uma conversa entre dois interlocutores, feita por um deles, sem o consentimento do outro, com a finalidade de documentá-la, futuramente, em caso de negativa, nada tem de ilícita, principalmente quando constitui exercício de defesa. (STF, 2ª Turma, AL 503.617, AgR/PR, Rel. Min.

A Norma Brasileira (NBR) 10.151/2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em áreas residenciais não ultrapasse os limites estabelecidos de 55 decibéis no período diurno, entre 7h e 20h, e 50 decibéis no período noturno, das 20h às 7h.

Por se tratar de condomínio, equivocadamente, a maioria dos moradores acredita que as imagens das câmeras de segurança são de livre acesso a todos. Mas não são! Na prática, cabe ao síndico o acesso e controle do monitoramento das câmeras, uma vez que é o representante do condomínio.

Pode ter câmera no corredor do prédio? Como os corredores são considerados áreas comuns, é permitido, dentro das considerações do condomínio, instalar câmeras no corredor do prédio. Elas servem para monitorar a circulação de pessoas nessas áreas, bem como os acessos aos elevadores e demais partes dos andares do prédio.

Uma dessas mudanças chegou ao mercado por meio das câmeras de segurança com captação de áudio. Elas funcionam de maneira bastante semelhante às câmeras de wi-fi, onde você pode visualizar as imagens em tempo real em qualquer aparelho com rede ligada à internet como smartphones, tablets e computadores.

Alterar as permissões de câmera e microfone de um site
Toque em Configurações do site. Toque em Microfone ou Câmera. Toque para ativar ou desativar o microfone ou a câmera. Permitir.

Os sistemas de câmeras de segurança mais modernos possuem baterias que asseguram o funcionamento mesmo após apagões ou falhas no abastecimento de energia.

Tempo mínimo: residências e estabelecimentos
Porém, o recomendado por especialistas é que elas sejam guardadas por pelo menos 30 dias. Para ajudar no processo, muitos sistemas já fazem o descarte de maneira automática: ao fechar um ciclo de 30 dias, as filmagens do primeiro dia fora deste ciclo são apagadas.

A gravação não é ilícita se foi feita para exercer legítimo direito de defesa em processo criminal. Se uma terceira pessoa grava a conversa íntima entre duas pessoas, sem autorização judicial, essa gravação é ilícita como meio de prova, salvo se fez a gravação para fins de defesa em processo-crime.