O que a vela ruim pode causar?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
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Isso porque as velas são responsáveis por emitir a faísca que faz a combustão. Se elas não estiverem em perfeitas condições, não vão conseguir queimar o combustível na frequência correta. Por isso, a perda de desempenho.

Quais são os sintomas de uma vela que precisa de ser trocada? São os seguintes: o motor fica falhando, apresenta um problema no desempenho, dificuldade na partida, e até excesso de consumo do combustível.

Se o seu motor engasga quando acelera, pode ser o caso de limpar o canal ou remover a sujeira do tanque. Em casos mais graves, será necessário trocar a bomba de combustível.

Um dos primeiros sintomas de falha na bobina de ignição é o veículo contrabalançando. Esse problema acontece quando o sistema de escape emite o combustível não utilizado, provocando uma fumaça preta e cheiro da gasolina. Problemas ao dar partida no carro no frio é um bom sinal de falha da bobina de ignição.

O filtro de ar também é uma das causas mais comuns de perda de força do motor. A obstrução desse componente, comumente ocasionada pelo excesso de pó e detritos do próprio ar que é aspirado para dentro da moto, pode alterar significativamente a qualidade da solução ar/combustível que será utilizada na hora da queima.

Felizmente o conjunto de velas de ignição não costuma ser muito caro, na maioria das vezes custando entre R$60,00 e R$140,00.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, explica que a vida útil da vela é determinada pela montadora, podendo variar de 30 mil km (velas convencionais) a 100 mil km (velas de iridium), em alguns modelos.

A vela de ignição fica encaixada na cabeça do cilindro no motor de combustão interna. Ela é um dispositivo elétrico que inflama a mistura condensada de ar e combustível por meio de uma faísca elétrica. Quanto mais rápido for partida do motor, maior é a faísca gerada.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim. Se as falhas começaram repentinamente após abastecer em um posto desconhecido, suspeite do combustível.

Um dos principais motivos é a combustão no momento errado. Com o acúmulo de resíduos de combustível e carbonização da cabeça dos pistões isso pode provocar a pré-ignição. O processo acaba gerando mais calor dentro da câmara e o motor começa a queimar o combustível fora do tempo da centelha das velas.

Teste a bobina de ignição, fio verde e fio preto com amarelo, no valor de 0,8 ohms; Por fim, meça a tensão entre o fio verde e o cabo da bobina sem o cachimbo, se o valor de 7,58 kiloohms aparecer, provavelmente o defeito está no CDI.

Defeitos no motor (pistão, anéis, cilindro e embreagem); Falhas no sistema de alimentação de combustível (carburador ou injeção eletrônica); Falhas no sistema elétrico.

Ruído de estouro no escapamento não é normal, o sintoma pode estar indicando um defeito na peça ou falha de regulagem, além disso podem ocorrer consequências ao funcionamento e também ao motor.

Motor fundindo
Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.