O que a virose faz no corpo?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os sintomas clássicos das conhecidas viroses geralmente envolvem o trato respiratório (irritação da garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca) ou gastrointestinal (cólicas abdominais, náuseas, vômitos ou diarreia), junto à febre baixa, abatimento, dores de cabeça e pelo corpo.

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

Leite e derivados, ricos em lactose, muitas vezes acompanhados de gorduras também, são mais exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

Quanto aos alimentos, prefira frutas como maçã sem casca e banana, ou vegetais que possuem propriedades anti-náuseas, como o gengibre. Mesmo sem apetite, é essencial comer um pouco que seja para não perder peso e debilitar ainda mais o seu corpo. Uma sugestão que pode ser bem aceita é um arroz com gengibre refogado.

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação. Isso porque entre os principais sintomas da doença está a perda de líquido, seja por diarreia ou vômito.

Pesquisadores alemães descobrem que ácido cítrico protege organismo contra o norovírus, transmitido através de mãos e alimentos contaminados. Fruta pode ser eficaz até mesmo após uma infecção, estimam cientistas.

O quadro de vômitos é causado por inflamação e irritação da parede do estômago, que passa a tolerar mal a presença de alimentos. Já o quadro de diarreia ocorre porque o vírus ataca as células da mucosa do intestino, principalmente do jejuno e do íleo, que correspondem aos 2/3 finais do intestino delgado.

A virose desidrata e sobrecarrega o organismo, dando origem à dor de cabeça.

Governo recomenda que pessoas com viroses gripais devem se afastar do trabalho. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), publicou no Diário Oficial do Espírito Santo desta terça-feira (17) a Portaria 036-R, que estabelece protocolo clínico para síndromes respiratórias gripais.

Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias. Quanto a outros sintomas, a virose pode trazer tosse e dor de garganta. Já a intoxicação, em casos mais graves, pode até paralisar os músculos da respiração.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

VIROSE GASTROINTESTINAL
As viroses de verão geralmente são as gastrointestinais, aquelas que fazem mal ao sistema digestivo e causam diarreia, enjoo, vômito e febre. Ou seja, estamos numa temporada em que se aumenta o número de diagnósticos dessas viroses.

Mas há, sim, alimentos que são recomendados de maneira geral para todas as pessoas para aliviar ou não agravar sintomas, como frango sem gordura, peixe (não gorduroso), carne magra, arroz branco, maçã sem casca, cenoura, batata, caldo de feijão e banana.

Pedidas como morango, limão, laranja, tangerina e gengibre são ricas nesta vitamina. Podemos citar também aqueles ricos em zinco, que é um importante nutriente na melhora do quadro imunológico.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Os biscoitos de água e sal, fubá, macarrão, amido de milho, torradas e até o pão francês estão na lista de alimentos permitidos na dieta temporária. Sopas e caldos irão te ajudar!

as viroses gastrointestinais podem provocar desidratação, se os líquidos perdidos por diarreia e vômitos não forem repostos. Por isso, em ambos os casos, é muito importante procurar ajuda médica.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Na virose intestinal, as fezes são mais pastosas e a febre mais baixa, pode haver tosse e dor de garganta. Já na intoxicação alimentar, as fezes são mais aquosas e a febre bastante elevada, podendo durar alguns dias.