O que acontece com as fezes na fossa?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Com o tempo, os resíduos sólidos se acumulam no fundo da fossa séptica e os líquidos são liberados para o solo através de um sistema de drenagem. Mesmo com o uso de bactérias, é preciso uma limpeza para prevenir que as dores de cabeça como canos entupidos ocorra.

A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário do esgoto. Esse equipamento contém microrganismos que ajudam a decompor os rejeitos. A parte sólida se transforma em lodo, concentrando-se no fundo do tanque. Enquanto isso, os líquidos mantêm-se na superfície e acabam sendo liberados na rede pluvial.

A fossa séptica se enche gradualmente com resíduos sólidos. Uma vez que ela esteja cheia, você poderá enfrentar entupimentos nos banheiros ou, ainda, drenos lentos em pias. Geralmente, o excesso de gordura é o principal vilão das fossas, causando bloqueios e obstruções.

Evite jogar lixo no sistema
É essencial evitar despejar resíduos no sistema da fossa. Assim, hábitos como jogar papel higiênico e absorvente pela descarga do vaso sanitário, ou restos de comida na pia da cozinha devem ser evitados.

Esvaziamento e limpeza pouco frequente, recomenda-se que as fossas sejam esvaziadas uma vez por ano, ou semestralmente, trimestralmente, dependendo da necessidade do local, fluxo de pessoas, etc. Poços de infiltração bloqueados com resíduos de detergente ou gordura.

Fossa absorvente
A tampa deve ser composta de concreto. Já as paredes podem ser formadas de tijolos ou pedras, a fim de facilitar a penetração da água no solo.

O hidróxido de sódio, popularmente conhecido como soda cáustica, é um produto muito corrosivo e pode causar queimaduras severas e irreversíveis na pele e nos olhos. E apesar de ser um poderoso corrosivo, ela não é capaz de desentupir pia ou outra situação de obstrução.

Produtos como soda cáustica ou com base em álcool apresentam potencial nocivo. O mesmo ocorre com qualquer desinfetante que atue para eliminar bactérias. Esses, tão comuns nas rotinas de limpeza, podem matar os microrganismos da fossa que são vitais para a degradação orgânica de seus resíduos.

Da fossa filtro ao sumidouro
Nas cidades, é comum que haja encanamento que dê para o sistema geral de esgoto. Para todos os casos, o sumidouro é munido de um fundo aberto, coberto com areia e cascalho, que fazem uma última filtragem lenta antes que a água seja devolvida, já tratada, ao solo.

Por si só a fossa já abriga dejetos que apresentam odores mais pesados, o que acontece é esse odor pode voltar pelo encanamento para o banheiro, ralo da pia ou mesmo da lavanderia e se espalhar pela casa.

A fossa séptica é uma unidade primária, semelhante a um tanque de concreto, que armazena e decanta dejetos sólidos e líquidos, bem como os coliformes fecais provenientes de residências, geralmente rurais, que não possuem acesso às redes de esgoto urbanas.

Vida útil: a Ecofossa dura mais de 40 anos. A fossa comum dura metade desse tempo, sem contar o custo de todas as manutenções necessárias para que continue funcionando.

Alguns proprietários de fossa esvaziam elas uma vez por ano enquanto outros permanecem de 5 a 10 anos sem esvaziá-la. Como regra geral, você precisa bombear sua fossa a cada três a cinco anos. A higienização precisará ser realizada por um profissional certificado que terá meios legais de eliminação de resíduos.

Entre os sinais dessa situação indesejada, estão: Odor desagradável em ralos ou vasos sanitários. Borbulhamento na descarga quando ela é acionada. Infiltrações na tampa da fossa.

Por exemplo, é comum que casas e edifícios tenham fossa séptica, um recipiente que armazena os efluentes sólidos do esgoto. Nesse caso, o papel higiênico pode entupir a fossa, dificultando a vazão dos rejeitos. Também pode haver gordura no esgoto.

Na fossa séptica só entram os dejetos que vem do vaso sanitário. A água que vem das pias e ralos devem seguir para outro caminho, uma vez que elas contam com a presença de detergentes e sabão que podem matar microorganismos que são necessários para a decomposição do esgoto.

O Bioblok é um alto desempenho, biodegradável, antibacteriano efetivo, formulado especificamente para neutralizar os odores desagradáveis provenientes de fossas sépticas. Além disso, o produto também ajuda a tratar eficazmente resíduos em todos os tipos de fossa séptica.

Como ocorre a sobrecarga de fossas
Quando chove muito, a água penetra no solo, aumenta o lençol freático e pode inundar as fossas sépticas e os sistemas de esgoto. Com a inundação, o conteúdo da fossa pode vazar para o solo e até mesmo para corpos d'água próximos, causando poluição ambiental e riscos à saúde pública.

O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .