O que acontece com o leite quando paramos de amamentar?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

A maioria das mulheres começa a desmamar seus bebês do leite materno após 6 meses – embora quando e como interromper a amamentação varie e possa ser diferente para cada mulher. Depois de desmamar seu filho da amamentação, seus mamilos e seios podem voltar ao tamanho anterior. Seu corpo absorve o leite restante.

3Compressas geladas, amarrar os seios com faixas ou tomar chás e remédios para secar o leite são alguns dos métodos possíveis. 4Existem medicações para ajudar o leite materno a secar, porém todas, sem exceção alguma, devem ser indicadas pelo médico ginecologista.

Medicamentos anti-prolactina
Os medicamentos que ajudam a reduzir os níveis de prolactina, podem ajudar em como secar o leite materno. Esses remédios são eficazes quando se trata de diminuir a produção de leite logo depois do parto da criança.

Na sua primeira sessão de extração, extraia durante pelos menos 15 minutos. Não se preocupe se não extrair muito leite no início. Em pouco tempo, a extração regular vai estimular os seus seios a produzirem mais leite. Algumas mães acham que a extração uma hora depois de uma sessão de alimentação produz mais leite.

Mas algumas produzem mais leite do que seus seios suportam, o que provoca a sensação desconfortável de empedramento e mamas muito cheias – uma condição denominada ingurgitamento. Embora seja geralmente temporária, pode causar muita dor nas 24 a 48 horas que costuma durar.

O desmame não pode ser abrupto, porém. Isso pode ser especialmente difícil se o seu bebê for viciado em peito. Existem crianças que ficam grudadas praticamente do momento em que acordam até irem dormir novamente, e isso pode ser bastante exaustivo para a mãe.

O efeito é imediato (dentro de 3 horas após a administração) e persistente (até 7-28 dias em voluntários saudáveis e pacientes hiperprolactinêmicos, e até 14-21 dias em mulheres puérperas). O efeito redutor de PRL é relacionado à dose quanto ao grau do efeito e à duração da ação.

Os chás de menta e sálvia são excelentes opções para as mulheres que querem secar o leite materno. O consumo dessas bebidas é uma forma natural e muito eficiente de estancar o líquido, sem precisar se submeter ao uso de medicamentos.

Colocá-lo no berço e fazer o shhhh, com massagens nas costas dele, dentro desse ambiente preparado para o sono que eu expliquei aqui, vai ajudar com que ele se acalme e relaxe para dormir. Além disso, você estará lá, do lado dele, mesmo que não seja no seu colo é importante mostrar que você está com ele.

Os medicamentos mais conhecidos para inibir a lactação são os derivados do ergot (bromocriptina e cabergolina), são antagonistas da dopamina e atuam diminuindo os níveis plasmáticos da prolactina. A dose da cabergolina é de 0,5 mg, 2 comprimidos, dose única, imediatamente após o parto.

Como você amamentou seu filho por um longo período, é comum que tenha um pouco de leite residual nos seus ductos mamários, que pode sair quando a mama é estimulada.

Se ficar desconfortável, tente extrair um pouco de leite – apenas o suficiente para aliviar o desconforto sem estimular seu corpo a produzir mais. Assim que seu corpo se adaptar a esse novo volume – normalmente após alguns dias – corte mais uma mamada por dia.

Existem muitas dúvidas sobre como tratar leite empedrado e se é possível aliviar o incômodo causado pelo ingurgitamento mamário. Algumas estratégias ajudam a aliviar as dores. O uso da bombinha para retirar o excesso de leite e o uso de compressas de água morna são dicas importantes.

Daí a origem do termo leite empedrado. Sintomas: Dor, inchaço, pele dos seios sensível e brilhosa, vermelhidão, nódulos doloridos, febre e calafrios.

Desenvolvimento de habilidades motoras; Alimentação autorregulada; Diminuição do risco de comportamentos obesogênicos (hábitos que podem estimular o excesso de peso).

Os eventos adversos mais freqüentes foram: tontura/vertigem, dor de cabeça, náusea, sonolência (vide “Advertências e Precauções – Sonolência/Sono Súbito” e “Efeitos na Habilidade de Dirigir e Operar Máquinas”) e dor abdominal. Vômitos, síncope, astenia e rubores também foram relatados.

– com o processo do desmame vai ser completamente diferente de outra criança. O processo pode levar alguns dias, algumas semanas ou, ainda, mais de um mês.