O que acontece depois do resultado final do concurso?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Após a homologação, ocorre a nomeação dos aprovados e depois a posse. Nesse caso, é preciso aguardar e acompanhar as publicações no Diário Oficial e pela banca examinadora.

30 dias

O prazo para o empossado entrar em exercício é de 30 dias, quando o provimento (preenchimento do cargo) é feito por nomeação, passando a contar a partir da data da posse.

O canal de comunicação mais confiável e eficiente é o Diário Oficial. Concurseiro que se preze tem o hábito de acompanhar o Diário Oficial desde a publicação do edital, garantindo assim estar sempre bem informado e atualizado de todos os tramites do certame.

Sendo assim, a administração pública não tem a obrigação de chamar pessoas aprovadas fora do número de vagas. Isso ocorre, pois, o número de vagas ou a forma de ocupação são definidas no edital. Até aqui, cabe ao órgão garantir a posse do que foi prometido no documento.

A convocação em concurso público é feita conforme o número de vagas abertas de acordo com o edital e segue a ordem de classificação dos candidatos.

Apenas o servidor que for admitido por concurso público tem direito à estabilidade na administração pública. Após ser aprovado e tomar posse, o servidor inicia o período de estágio probatório. Assim, você será avaliado durante 3 anos e, se aprovado, adquire a estabilidade no serviço público.

More videos on YouTube

  • Direito de ter acesso à filmagem na realização do Teste de Aptidão Física para eventual recurso administrativo. ...
  • Direito de ter uma resposta completa e específica no recurso administrativo. ...
  • Direito subjetivo à nomeação quando é aprovado no número de vagas previsto no edital.

Note que não há um prazo definido, tampouco a obrigatoriedade para nomeação após a homologação. Porém, o candidato deve se esforçar para conseguir alcançar a maior pontuação possível e, assim, garantir que seja nomeado de forma mais rápida.

Com a posse complementa-se a investidura do nomeado no cargo e, a partir dela, passa o mesmo à condição de servidor, sujeito de direitos e deveres funcionais, por isso mesmo que a nomeação regular só pode ser desfeita antes da posse do nomeado.

A homologação do concurso público é o momento em que a administração pública confirma todas as etapas anteriores do certame. Com isso, é autorizada a nomeação dos aprovados. Essa homologação é publicada no Diário Oficial, seja federal, estadual ou municipal, de acordo com cada concurso.

Qual a diferença entre classificado e aprovado no concurso? Ser aprovado em um concurso público significa que o candidato atingiu a pontuação mínima exigida pelo edital. Já ser classificado vai além: significa que, além de atingir a pontuação mínima, o candidato também se encaixou dentro do número de vagas disponíveis.

Classificados. Os candidatos classificados são aqueles que conseguem atingir as exigências que constam do edital, assim como a nota mínima para aprovação e a colocação dentro do número de vagas disponíveis.

A nota de corte pode ser simplificada como a nota do último candidato aprovado no concurso público. Por exemplo, se um determinado concurso possui 30 vagas, a nota do candidato aprovado em 30º lugar poderá ser utilizada como nota de corte para o próximo edital.

Cargos e empregos públicos
Cargos públicos são aqueles ocupados por servidores públicos da União, Estados e Municípios, ou designados para autarquias e fundações públicas. Para ocupar esse tipo de função, é preciso ser aprovado em concurso público, ou seja, fazer parte do regime estatutário.

O prazo para o servidor entrar em exercício é de 15 (quinze) dias contados da data da posse; O servidor empossado que não entrar em exercício no prazo a que se refere o item acima será exonerado do cargo (art.

A posse é o ato de investidura do servidor no cargo público efetivo no prazo de até 30 (trinta) dias corridos, contados do dia posterior ao da publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial da União, para o qual foi aprovado em concurso de provas, ou de provas e títulos.