O que acontece quando a bexiga chega a 700 ml de urina?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Quando um indivíduo humano está com 700 ml de urina na bexiga (vesícula urinária), ocorre uma série de estímulos nervosos para que o indivíduo venha a urinar, isso se dá pela necessidade de esvaziar a bexiga, pois quando ela está repleta as atividades cognitivas e motoras ficam prejudicadas.

Quando cheia, a bexiga pode conter mais de ¼ de litro (250 ml) de urina, que é eliminada periodicamente através da uretra. A bexiga urinária é um órgão presente no trato urinário de várias espécies animais. Antes de urinar, ele armazena a urina produzida e liberada pelos rins por meio de dois ureteres.

Considerações gerais: Um volume excessivo de urina para um adulto seria pelo menos 2,5 litros de urina por dia.

A quantidade exata de copos de água que são necessários para encher a bexiga completamente varia para cada pessoa, sendo usualmente suficientes 4 copos de 250 ml, cuja ingesta deve iniciar 1 hora antes do procedimento. Preocupado com o desconforto da bexiga cheia? Essa sensação é passageira!

Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina.

Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.

Os principais dados a serem aferidos são o fluxo urinário máximo (Qmáx) e médio (Qave), o volume urinado (VU), o RM e o aspecto da curva. Destacam-se esse último e o Qmáx. De maneira geral, Qmáx maior que 15 ml/s é considerado normal e inferior a 10 ml/s, alterado.

A bexiga urinária consegue acumular um volume médio de 350 ml a 400ml de urina. Alguns indivíduos conseguem segurar até 400 ou 450 ml, resultando em uma manifestação muito forte de urinar.

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma

  • Urgência e aumento da frequência miccional;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Ardência ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;
  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

A ruptura espontânea de bexiga ocorre em pacientes com retenção urinária, diminuição da sensibilidade vesical, infecção urinária e isquemia da parede vesical, consequente ao aumento da pressão intravesical.

Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, uma pessoa precisa fazer o "número 1" sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

A proteinúria é a eliminação excessiva de proteína (principalmente albumina) pelos rins. Nesse caso, geralmente, a urina fica espumosa e/ou com sedimentos. Quando isolada, sua presença não indica problemas de saúde.

A nefrite é um termo utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam uma inflamação nos glomérulos. Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Amarelo claro: a cor ideal. Amarelo escuro: coloração considerada normal, mas que serve como indício de que é necessário beber mais água. Ambar ou mel: sinal de desidratação. É vital beber mais água quando a urina estiver nessa cor.

Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

A sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue. De qualquer forma, o risco de sofrer de hiponatremia é baixo e, na maioria dos casos, a condição pode ser tratada e, desta forma, as situações perigosas são facilmente evitadas.

Embora a micção seja uma forma de eliminar toxinas do organismo, urinar muito à noite é sinal de que o paciente pode estar com maus hábitos (como ingerir muitos líquidos próximo da hora de dormir), problemas no aparelho urinário, diabetes ou até mesmo distúrbios do sono.

Beba mais água.
Se precisar urinar por causa de uma consulta médica ou de um exame, beba água de antemão — essa é a forma mais rápida e segura de induzir a bexiga. Tomar água em excesso não faz mal à saúde. Os rins eliminam toda a quantidade extra do líquido que recebem.

Café, chá, refrigerantes e chocolate podem irritar a bexiga. Como a cafeína também é um diurético, ela pode fazer com que seu organismo produza quantidades elevadas de urina, sobrecarregando a bexiga.