O que acontece quando a comida azeda?

Perguntado por: asanches5 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

"Ingerir alimentos passados, estragados, mal acondicionados ou com odor estranho (isto é, cheiro de azedo ) pode causar danos à saúde e causar intoxicação alimentar devido à presença de toxinas geradas pela presença de microorganismos", alerta.

Se você tem esses sintomas com frequência, procure um médico. Pode ser refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva, informa a gastroenterologista Arlene Pinto, médica do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Os remédios podem ser os que restauram a flora intestinal e tratam a diarreia, como o Zinco-pro, Flora 5, Enterogermina, Repoflor, e os que tratam dos sintomas de enjoo, tontura e vômito. Nos casos mais graves, pode ser necessário a utilização de antibióticos prescritos pelos médicos.

O diagnóstico de intoxicação alimentar é feito pelo relato de sintomas e por meio de exames laboratoriais, sendo as fezes a principal amostra clínica, segundo o Ministério da Saúde. É possível realizar também exames de sangue e urina.

Os sintomas são:

  1. Náuseas.
  2. Vômito.
  3. Diarreia.
  4. Dor abdominal leve.
  5. Mal-estar geral.

No início, parece uma gastrite. E muitas pessoas se automedicam ou demoram a procurar um especialista.

O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe podre, de mofo e de gordura fétida. Ouça o texto abaixo! Na limpeza de casa, em diversas situações, é possível fazer uso de vinagre para acabar com mau cheiro.

Como tirar o cheiro da lixeira
Experimente colocar algumas colheres de bicarbonato de sódio no fundo da lixeira. A natureza alcalina do bicarbonato de sódio vai absorver cheiros desagradáveis como os de comida estragada, por exemplo.

Nada de dar leite, forçar o vômito ou obrigar a pessoa a beber água. O melhor a se fazer diante de uma de intoxicação é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

O que é bom para tratar Intoxicação Alimentar

  • Carnes magras e cozidas.
  • Legumes.
  • Frutas cozidas (maçã, pera)
  • Arroz branco sem gordura.

Beba água de coco, isotônicos, sucos de frutas, mas evite o consumo de sucos industrializados, especialmente os de maçã e uva.

A doença dura, geralmente, de um dia a dez dias, a depender do agente causador e das condições de saúde da pessoa. Os casos mais graves, porém, podem exigir um período maior de recuperação.

Sintomas de intoxicação alimentar
Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Os remédios caseiros para intoxicação alimentar , como chá de gengibre, chá de funcho, soro caseiro ou água de côco, repõem sais minerais e água e possuem ação antiemética, antiespasmódica e analgésica, ajudando a aliviar os sintomas como náuseas, vômitos ou diarréia, além de ajudarem a evitar a desidratação.

Antibióticos não são indicados. Soluções orais com glicose e eletrólitos, caldo ou canja podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar casos de desidratação leve.

As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Causas da infecção intestinal
Os principais patógenos conhecidos que provocam infecção intestinal são: Vírus: provocam as conhecidas “viroses”, como o rotavírus, adenovírus, norovírus e coronavírus. Bactérias: são a principal causa das intoxicações mais graves, que provocam uma inflamação no intestino.

São transmitidas diretamente – pessoa para pessoa - ou indiretamente, por meio de alimentos ou água contaminados pelo manuseio. Acometem adultos e crianças, sendo caracterizadas por náusea, vômito, diarreia, febre, dores epigástrica e abdominal com quadro clínico leve a moderado e duração, em geral, de um a cinco dias.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Continuar lendo O que é comida azeda?