O que acontece quando a fonte do PC queima?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Quando a fonte está danificada (porém funcionando) nem todos os componentes do computador recebem eletricidade. Sendo a carga insuficiente para sustentá-los, é comum que alguns deles parem de funcionar — principalmente os que requerem mais carga, como o disco rígido (Hard Disc – HD).

Sintomas. Uma fonte de alimentação ruim pode causar uma falha do sistema de duas maneiras. Primeiro, ela pode não fornecer energia para o sistema. Em segundo lugar, ela pode não fornecer as tensões e/ou a corrente corretas para os vários componentes que ela alimenta.

Uma fonte pode sim queimar processador, placa-mãe, memória, hd, etc... no seu caso, basta uma das linhas de tensão estar alterada para por fim a curto, médio, longo prazo nos delicados componentes da placa-mãe.

Como saber se a fonte do notebook queimou:
Durante o uso, analise se a temperatura do carregador está mais alta que o normal. Caso não seja a fonte original do notebook, certifique se ela é realmente compatível. Se possível, utilize o notebook com outra fonte compatível e verifique se o problema persiste.

Em certos momentos, o usuário pode ter dúvidas se de fato o componente estragou. Porém, geralmente, os sinais são bastante claros. Se seu carregador de notebook simplesmente para de responder e não dá mais mostras de que esteja ligado normalmente, é indício de que o carregador queimou.

É possível testar se a fonte do seu PC está queimada usando apenas um clique de papel. O usuário, geralmente, se depara com esse problema quando, ao tentar ligar o computador, nada acontece. Nesses casos, onde nem as ventoinhas (ou ventiladores) rodam, o mais provável é uma falha na fonte do computador.

Barulhos estranhos: Se a fonte de alimentação estiver fazendo barulhos estranhos, como chiados ou zumbidos, isso pode ser um sinal de que ela está prestes a falhar.

A utilização de uma fonte inadequada pode causar danos ao aparelho e até mesmo diminuir o seu rendimento!

Como saber se a fonte é eficiente? Você já deve ter percebido que as fontes possuem certificações diferentes, que variam conforme a sua categoria e, consequentemente, preço. O modelo "80 Plus", por exemplo, significa que a fonte consegue entregar pelo menos 80% da energia gerada, perdendo os outros 20%.

Acúmulo de poeira e detritos: A presença de poeira e detritos nas placas eletrônicas pode dificultar a dissipação do calor, aumentando a temperatura dos componentes. Além disso, a poeira pode conduzir eletricidade e causar curtos-circuitos, levando à queima das placas.

Sim, quando uma placa mãe frita o VRM, existe uma boa chance de os componentes queimarem derretendo a parte interna abrindo o circuito, ou seja, deixando a correnta passar direto pro processador sem regulação de voltagem.

Qual a função da fonte de alimentação? As fontes de alimentação possuem função principal de transformar a corrente elétrica da rede, que chega em uma voltagem alta, para uma voltagem menor, que é a indicada para o hardware do computador. Geralmente a rede elétrica possui a voltagem em 110V ou 220V.

O maior problema ocorre ao se conectar um aparelho em uma tensão acima da suportada por ele. Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica.

Dois sites bem recomendados para isso são o OuterVision e Newegg. Essas calculadoras de watts são muito úteis, pois além de você saber qual a fonte irá precisar para o seu computador, também é possível simular diferentes configurações antes mesmo de comprar as peças para o PC.

O risco é de queimar, e de não fornecer as tensões adequadas. Talvez não seja necessário trocar a fonte, pode fazer uma limpeza da ventoinha e ela voltar a girar.

Por isso, muitas pessoas ficam preocupadas ao notar que, ao carregar, a fonte fica bem quente. Na verdade, é normal ter um pouco de aquecimento, pois é próprio do funcionamento interno das fontes.

Os mais comuns são: mau contato entre a bateria e o notebook, resíduo de energia acumulado na máquina, fonte com defeito ou má qualidade dos cabos, problemas na tomada, falta de limpeza dos conectores e superaquecimento.