O que acontece quando a serotonina está alta?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Síndrome da serotonina é uma condição potencialmente fatal que resulta do aumento da atividade serotoninérgica do sistema nervoso central que normalmente está relacionada a fármacos. Os sintomas podem incluir mudanças no estado mental, hipertermia e hiperatividade autonômica e neuromuscular.

Sintomas da síndrome serotoninérgica
As pessoas podem ter ansiedade, agitação e inquietação, sobressaltos, bem como delírio com confusão. Podem ocorrer tremores ou espasmos musculares, rigidez muscular, frequência cardíaca rápida, hipertensão arterial, temperatura corporal alta, sudorese, calafrios, vômito e diarreia.

Em um organismo sem a depressão, os picos de serotonina ocorrem em atividades prazerosas e que trazem sensação de felicidade de bem-estar. Mas essa resposta é sutil. "Quem secreta a serotonina são os neurônios, que se encontram em diversas porções do nosso cérebro, principalmente na parte mais interna dele.

Alimentação inadequada. Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e farinhas processadas, por exemplo, altera a flora intestinal e prejudica a digestão dos alimentos. Consequentemente, há menor absorção do triptofano, que é de extrema importância na síntese da serotonina.

Os valores normais de serotonina devem ser entre 50 ng/mL e 200,7 ng/mL. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.

A ocitocina é produzida no hipotálamo e transportada e secretada pela glândula pituitária na base do cérebro. Sua liberação também ajuda no parto e na amamentação. Em termos de sua relação com a saúde mental, a ocitocina pode ajudar a aliviar a ansiedade.

Uma forma de aumentar a produção de serotonina é por meio da prática de esportes e exercícios físicos. Isso acontece, pois, ao pedalar, correr ou realizar outros tipos de exercício, uma maior quantidade de triptofano livre consegue chegar ao cérebro, o que, consequentemente, aumenta a produção de serotonina.

A ação da serotonina no cérebro
Como é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão. “Em pacientes com depressão, existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor.

“Inicialmente, o mais importante é buscar um médico psiquiatra.

Como a substância é responsável por controlar o humor, a serotonina baixa pode afetar nossas emoções, incluindo a felicidade e a tristeza. Este fator é decisivo para contribuir com as situações em que a pessoas vivência a alegria extrema e a tristeza em poucas horas.

O que causa a falta de serotonina? Alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos e falta de vitamina D podem diminuir a quantidade dessa substância. Alimentos que combatem a depressão são ricos em triptofano, aminoácido essencial para a sua sintetização, devem ser ingeridos com regularidade.

PRAZER (das 9h às 10h) - Hora para as folias amorosas!
A taxa de serotonina-neurotransmissor do prazer aumentar. Também é a hora ideal para tratar os dentes pois as endorfinas, anestésicos naturais, estão em alta.

10h. A serotonina (hormônio do prazer/ neurotransmissor) é produzida por volta das 10 horas.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.

O diagnóstico da síndrome pode ser realizado através de seus sintomas, que incluem autoestima baixa, compulsão alimentar, fadiga, falta de atenção, irritabilidade, mau humor, baixa memória e insônia. Mas também, através de um exame que mede a quantidade de serotonina no sangue.

vitamina D

Você sabia que a produção de vitamina D está diretamente ligada à produção de serotonina? Isso porque o cérebro utiliza um aminoácido chamado triptofano para produzir serotonina — e a vitamina D ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Com isso, mais vitamina D significa mais serotonina.

Nas 48 horas que antecedem o exame, o cliente NÃO devera ingerir os seguintes alimentos: café, chá, chocolates, refrigerantes, mate, picles, nozes, berinjela, frutas, especialmente manga, banana, abacate, ameixa, abacaxi, kiwi, tomate, alimentos aromatizados com baunilha e bebidas alcoólicas.