O que acontece quando a sistólica está alta?

Perguntado por: amoreira2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Caso esse indicador esteja acima dos limites considerados normais, é um sinal de que o indivíduo corre o risco de sofrer com lesões de órgãos-alvo, dentre elas as temidas doenças cardiovasculares. Daí a importância de procurar um médico de confiança para fazer uma avaliação o mais rápido possível.

Importante destacar também que uma pressão arterial sistólica de 120 ou mais tem um impacto negativo maior sobre a saúde nas pessoas que têm pressão diastólica baixa do que naquelas em que ela é normal.

Os diuréticos tiazídicos continuam sendo a primeira escolha para o início de tratamento. Se necessário, deve-se associar inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA) ou mesmo inibidor de canal de cálcio, como a amlodipina.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

A medida sistólica normal em crianças é realizada com base em percentis. Já em adultos, pode ficar entre 90 e 120 mmHg e a diastólica pode variar entre 60 e 80 mmHg.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

Aceita-se como normal para indivíduos adultos (com mais de 18 anos de idade) cifras inferiores a 85 mmHg de pressão diastólica e inferiores a 130 mmHg de pressão sistólica (Tabela II).

Recomendação americana sugere que nível máximo de pressão arterial passe para 15 por 9 em pessoas acima dos 60 anos. Há trinta anos, a diretriz é fixada em 14 por 9. Há trinta anos, os médicos preconizam que a pressão arterial de um paciente fique abaixo de 14 por 9.

Aceita-se como normal para indivíduos adultos (com mais de 18 anos de idade) cifras inferiores a 85 mmHg de pressão diastólica e inferiores a 130 mmHg de pressão sistólica (Tabela II).

No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg. Se ultrapassadas essas médias, o coração acaba se esforçando mais para que o sangue chegue até todo o corpo, provocado a doença.

Algumas pessoas, devido a sua genética, podem desenvolver essa hipertensão resistente sem um motivo aparente. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois o mais importante é controlar a pressão. Fale com o seu cardiologista, que ele vai aumentar e trocar as medicações até conseguir controlar sua pressão.

É perigoso dormir com pressão alta? – Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

AVC silencioso pode causar demência vascular ao longo do tempo. Boca torta, fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo e dificuldade para falar estão entre os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e acendem um alerta de que é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Estão associados ao seu desenvolvimento os hábitos nutricionais com maior ingestão de sal ao longo da vida, o remodelamento vascular, a rigidez arterial, a ativação do sistema renina-angiotensina- aldosterona (SRAA), entre outros diversos fatores que ainda necessitam ser mais bem estudados.

Para casos em que o médico já diagnosticou hipertensão: caso a medição da pressão seja superior a 13 por 8, mas não há presença de sintomas, recomenda-se que a pessoa meça outra vez depois de 15 minutos.

Principais sintomas de pressão alta

  • Tontura e enjoo. O aumento da pressão arterial vai diminuir a oxigenação do organismo, elevando a pressão da cabeça e medula espinhal, causando sensação de desmaio e enjoo. ...
  • Palpitações. ...
  • Dificuldade para respirar. ...
  • Problemas de visão. ...
  • Outros sintomas de hipertensão.