O que acontece quando imagem de santo quebra?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.

1171). No entanto, objetos religiosos abençoados quebram e se desgastam pelo uso. A regra básica para desfazer-se deles é queimá-los ou enterrá-los [1].

Essas imagens devem ser enterradas em um lugar onde não sejam profanadas. Se a imagem cai e se quebra em muitos pedaços, ela deixa de representar Jesus, Maria ou algum Santo ou Santa de Deus. Não passará de cacos ou pedaços de madeira ou gesso, sendo assim podemos descartá-los sem nenhum problema.

ter imagens de Santos dentro do quarto prejudica ou. não a sua energia, segundo o Feng Shui!

Sérgio Von Helder

O bispo Sérgio Von Helder ficou famoso há 27 anos ao chutar a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o programa "Palavra da Vida", na Record.

ato de intolerância religiosa, em Manaus, quando quebrou a imagem.

Outra dica para quem não tiver como depositar em algum local, é triturar a imagem e enterrá-la no seu jardim ou então enterrá-la como ela está mesmo. Enterrando a imagem você não estará faltando com respeito e ainda estará abençoando o local. Quem não tiver jardim em casa pode enterrar em vaso com flores.

16 de maio de 1978

Em 16 de maio de 1978, houve um atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida executado por um jovem iconoclasta que invadiu o nicho da imagem aproveitando-se de um blecaute, que termina na destruição da cabeça da imagem e na quebra do corpo em vários pedaços.

Em se tratando de devoção à Nossa Senhora Aparecida, vários relatos comprovam que ver algo ser quebrado pode levar a mudança de vida.

Cobrir as imagens de santos e outros ícones sacros durante a quaresma é fundamentado no luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando os fiéis a uma reflexão profunda, ao contemplar estes objetos sagrados cobertos do roxo, cor simbolo da tristeza, dor e penitência.

“Cobrir a imagens de santos e dos crucifixos é um sinal de que todos nós estamos no sentido de vigilância, de prontidão, aguardando a Ressureição do Senhor”, finalizou.

Quando o mesmo se rompe ou quebra, é natural que surjam dúvidas do que fazer, já que não é apenas um objeto. A partir disso, jogar o Terço no lixo não é uma opção. Existem algumas formas que permitem descartar seu Terço ou seu Rosário de forma mais digna e respeitosa.

A partir do 5º Domingo da Quaresma, enquanto os fiéis começam a se preparar com mais força para a Páscoa, as imagens de nossas igrejas são cobertas com um véu.

Imagens partidas que não têm mais conserto, o ideal seria enterra-las, mas se isso não for possível, o melhor é terminar de fragmenta-las, envolvê-las e colocá-las num cesto de lixo. Folhetos e santinhos não são objetos de devoção em si, logo o descarte aqui mencionado não se aplica a estes objetos.

Em áreas grandes, como em um sítio, costuma-se construir uma pequena capela ou um uma gruta para abrigar as imagens de santos, fazendo daquele lugar um canto de oração e reflexão. Há pessoas que ficam satisfeitas em colocar a imagem em uma mesa pequeno no quarto ou na sala.

Significado da Imagem de São José Dormindo
Nesse sentido, São José é citado nos Evangelhos dormindo no momento em que escutou a voz de Deus e a vontade Divina lhe foi revelada em sonho.