O que acontece quando o nervo ciático está inflamado?

Perguntado por: dcustodio . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Quando o nervo ciático fica inflamado, pode causar dor, formigamento e dormência da lombar até o pé. Outra causa comum de dor no nervo ciático é a compressão. Isto ocorre quando o nervo é comprimido por uma hérnia de disco ou esporão ósseo, por exemplo.

A dor no nervo ciático surge se houver inflamação, lesão ou compressão desse tecido. É uma condição bem incômoda e constante, que pode limitar movimentos e gerar sofrimento. Quem passa por isso sente muita sensibilidade nas pernas e encontra dificuldade para sentar, andar e até deitar.

A melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado é deitar-se de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro posicionado entre as pernas, para deixar alinhada à coluna. Ou dormir com a barriga virada para cima, colocando um travesseiro embaixo dos joelhos, deixando-os levemente inclinados.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Diagnóstico. O diagnóstico da dor no nervo ciático é feito por um médico ortopedista.

Quando o nervo ciático fica inflamado, pode causar dor, formigamento e dormência da lombar até o pé. Outra causa comum de dor no nervo ciático é a compressão. Isto ocorre quando o nervo é comprimido por uma hérnia de disco ou esporão ósseo, por exemplo.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

A Eletroneuromiografia (ENMG) é o exame que estuda o nervo desde a saída da medula ou cérebro e todo seu caminho até chegar aos músculos.

Isso ocorre pois com longos períodos de inatividade, os sintomas da complicação tendem a piorar. A aplicação de compressas quentes ou frias na região lombar pode proporcionar alívio temporário. Além disso, pessoas que sofrem com esta algia podem tentar alongar-se rotineiramente para ajudar a aliviar a dor ciática.

Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.

Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas, e manter essa contração abdominal enquanto respira normalmente; A partir dessa posição deve-se elevar uma perna com o joelho dobrado e manter essa posição durante 5 segundos e então descer a perna.

“É importante procurar atendimento médico e nunca se automedicar. Muitas pessoas evitam este atendimento por acreditar que a dor vai passar, vai melhorar. Mas ninguém deve esperar a dor piorar. Assim que tiver um sintoma, procure o atendimento apropriado”, ressalta o Dr.

A hérnia de disco ocorre quando a camada externa do disco (ânulo fibroso) se quebra, permitindo que o seu conteúdo gelatinoso (núcleo pulposo) extravase. Quando esse material entra em contato com os nervos vizinhos provoca dor e altera a função desses nervos, caracterizando a dor ciática.

Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita. Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo. Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento. Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo.

A fisioterapia do nervo ciático engloba a utilização de algumas técnicas fisioterapêuticas manuais, e também eletroterapia, fototerapia e termoterapia. Os objetivos do tratamento são reduzir o processo inflamatório e aumentar a amplitude dos movimentos e também a força muscular.