O que acontece se a fosfatase alcalina está baixa?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Quando a situação é oposta, com níveis de fosfatase alcalina abaixo do normal, pode ser sinal de desnutrição ou anemia, diarreia, déficit de magnésio, hipotireoidismo e até reposição hormonal ou uso de pílula anticoncepcional.

Um exemplo de enzima é a Fosfatase Alcalina, que é responsável por remover grupos fosfatos de diversas de moléculas, entre elas nucleotídeos e proteínas. Devido a sua função ela está presente em diferentes tecidos do corpo, sendo encontrada em maiores concentrações no fígado e nos ossos.

A fosfatase alcalina é usada no diagnóstico e no acompanhamento de distúrbios hepáticos e ósseos. Nos distúrbios hepáticos, ela reflete sofrimento das células dos ductos biliares. Nos distúrbios ósseos, indica aumento da atividade de formação óssea.

Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de problemas que podem ser acompanhados pelo exame, como doença hepática. Os riscos envolvidos na realização do exame de fosfatase alcalina são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado.

Já o uso de certos medicamentos corticoides como prednisona e dexametasona ou barbitúricos como o fenobarbital entre outros, em cães pode levar a uma maior produção da fosfatase.

Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

A fosfatase alcalina é produzida por muitos tecidos, principalmente pelos ossos, fígado, intestinos e placenta, e é excretada pela bile.

A Fosfatase Alcalina Óssea (BAP) consiste em um marcador sérico para a formação de osso osteoblástico. A concentração de BAP no soro humano correlaciona-se com a taxa de formação de osso osteoblástico no esqueleto.

As fosfatases são enzimas que removem um grupo fosfato do seu substrato ao hidrolisar os ésteres monofosfóricos de ácido fosfórico dando lugar a um ião fosfato livre e uma molécula com um grupo hidroxilo livre (desfosforilação).

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

As causas mais comuns de elevação das enzimas hepáticas são toxicidade alcoólica, overdose de medicação e doença hepática gordurosa. A ingestão de álcool deve ser apurada.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Para avaliar a saúde do fígado o médico pode solicitar exames de sangue, ultrassonografia e até mesmo uma biópsia porque eles fornecem informações importantes sobre as alterações nesse órgão.

Jejum. Até 1 ano de idade jejum mínimo necessário de 3 horas. De 1 a 6 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas. Acima de 6 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas.

As principais enzimas hepáticas são a ALT (Alanina Aminotransferase), AST (Aspartato Aminotransferase), FA (Fosfatase Alcalina) e GGT (Gama-glutamil Transferase).

Alguns medicamentos podem até causar alterações no hemograma: dabigatrana, hidralazina, amoxicilina, amoxicilina + clavulanato, penicilina benzatina, diclofenaco de sódio, ibuprofeno, clorpromazina, clomipramina, levodopa + carbidopa, tioridazina, mebendazol, ceftriaxona, ciprofloxacino e sulfadiazina de prata.

Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.

Medicamentos como anticoncepcionais orais, hipolipemiantes, anticoagulantes e antiepiléticos podem reduzir os níveis da fosfatase alcalina total.

Para avaliar a saúde dos ossos, também são realizados exames de sangue para avaliar as dosagens de cálcio ionizado, fósforo, vitamina D, PTH, TSH e fosfatasse alcalina.