O que acontece se comer as fezes do camarão?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo. No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso.

Muitas pessoas dizem que sim, e outras dizem que não, mas a verdade é que faz mal comer camarão sem limpar, ao menos aquela tripa presente no camarão é preciso sim, ser retirada antes do consumo.

As cascas e as cabeças são as partes menos apelativas do camarão, mas saiba que, pelo menos as primeiras podem ser consumidas. A única coisa que é necessário é cozinhá-las e temperá-las bem para que se tornem um petisco crocante e saboroso.

As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo. No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso.

Para isso, enfie o dedo onde tirou as patinhas e já puxe a casca. Depois, com uma faca (pequena. de preferência), faça um corte nas “costas” do camarão. Além disso, com a ajuda de um palito de dentes puxe aquela tripa preta que tem e jogue fora. Por fim, lave os camarões e já pode usar.

Tripa ou tripas é a designação vulgar para o intestino de animais. Em culinária, as tripas são utilizadas para a alimentação humana, em muitas culturas, ou para a preparação de enchidos ou embutidos.

Os tipos naturais mais usados são as tripas suínas e ovinas. Já as artificiais mais usadas são a comestível de colágeno e a de celulose, fibrosas e plásticas não comestíveis.

Consumir camarão em excesso pode ser prejudicial ao organismo, sabia? Isso porque esse crustáceo faz parte do grupo de alimentos remosos - isto é, pode ser tóxico para o organismo e, então, desencadear processos inflamatórios.

Saiba que você não está sozinha, já que muitas pessoas nem sabem como limpar camarão ou até se esquecem que ele precisa ser higienizado antes do consumo. Por isso, independente do preparo, essa delícia do fundo do mar precisa ter seu intestino removido e isso é feito de maneira bem fácil.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis. 10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.

De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (Fundación Española de Nutrición), as cabeças dos camarões estão repletas de cádmio, um metal que pode ser tóxico para o organismo.

Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal. O camarão faz parte dos que são considerados alimentos remosos, ao lado de outros itens como carne de porco, carne de pato, caranguejo, moluscos e ovos.

Sim, é verdade. Aliás, não só o coração mas também praticamente todo o sistema digestivo desse crustáceo se localiza na cabeça. “O hepatopâncreas é um sistema glandular que tem funções de fígado, de pâncreas e também de estômago.

Intoxicação também acontece. Embora a alergia ao camarão se desencadeie pela reação a uma proteína específica, a tropomiosina, outras substâncias presentes no alimento podem gerar uma intoxicação. No caso, os sulfitos misturados ao camarão para mantê-lo conservado também geram reações adversas.

Comer camarão sem tratá-lo faz mal pra saúde? Sim! A tripa, linha preta dentro do camarão é uma víscera do crustáceo e deve ser retirada antes do cozimento. Acredita-se que ela possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio (este tanto por dentro quanto na casca).

Remova a tripa.
É possível remover a tripa com uma faca pequena. Passe-a por dentro do camarão, cortando pelo sulco das costas. Apenas insira a faca o suficiente para alcançar a tripa e cortá-la. Não é preciso cortar muito o camarão, apenas o suficiente para alcançar a tripa (mais ou menos na metade do crustáceo).

Decida se o camarão deve ser descascado antes ou depois do preparo. Muitos cozinheiros defendem deixar a casca durante o preparo para dar mais sabor ao prato, já que ela possui um gostinho muito particular. No entanto, algumas pessoas preferem descascar o camarão antes de cozinhá-lo, facilitando na hora de comer.

A melanose, também conhecida como “pontos escuros” do camarão, é um processo que ocorre de forma espontânea em pescados como camarões e lagostas. A principal característica do camarão com melanose é o surgimento de manchas escuras e do progressivo escurecimento, por causa da formação de melanina.

Principais sintomas

  1. Dor abdominal tipo cólica;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Incapacidade de eliminar fezes ou gases;
  4. Inchaço da barriga;
  5. Tonturas;
  6. Febre.

Conforme o alimento é digerido, ele passa do estômago para o intestino delgado e em seguida, para o intestino grosso. O cólon (intestino grosso) absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos e os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo.

Continuar lendo Pode comer camarão?