O que acontece se comer larva de arroz?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Sua cabeça é amarelada e o corpo branco é carnudo e tem forma de C. Elas se alimentam de matéria orgânica por algumas semanas e então começam a se alimentar das raízes finas e vagens. Além de amendoim, a larva branca também ataca as raízes de cana, pimenta, sorgo, milho, guandu e milheto.

Muitas pessoas se perguntam se o caruncho faz mal e se pode prejudicar a saúde. A fim de esclarecer isso, é possível afirmar que o caruncho não pode causar intoxicações e nem doenças, sendo apenas uma praga que destrói e danifica os alimentos.

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos. Observe também se há presença de larvas em suas fezes e, se for o caso, leve as larvas para a consulta para mostrá-las ao médico.

Sintomas

  1. Sensação de ferroada na pele.
  2. Coceira.
  3. Vermelhidão na área afetada.
  4. Sensação de movimento sob a pele.

Larvas brancas australianas
Na Austrália, as grandes larvas brancas de mariposas são um alimento básico para os povos aborígines. Quando comidas cruas, as larvas têm gosto semelhante ao de amêndoas e, quando levemente cozidas em brasa, desenvolvem uma textura crocante e saborosa como a do frango assado.

A explicação? O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Coloque uma folha de louro dentro de cada pote de mantimentos abertos (farinha, arroz, feijão, macarrão, quinoa, amaranto, fubá, grão de bico, lentilha, etc). Molhe bolinhas de algodão com oleo e espalhe pela despensa. Pode ser oleo de hortelã ou citronela ou eucalipto ou Tea Tree ou cravo.

Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.

Caso você deixe o arroz dentro do saco, os bichos conseguem invadir com facilidade, colocando larvas e contaminando todo o alimento. Por isso, a nossa dica é recorrer às vasilhas herméticas - tanto para armazenar arroz quanto outros grãos, como farinha, feijão e até macarrão. Bem simples, né?

As larvas precisam de ambientes propícios para seu crescimento, o que envolve umidade, temperatura e disponibilidade de alimento, o que acontece é que por vezes proporcionamos às larvas ambientes que favorecem seu crescimento, mas não conseguimos identificar sua origem.

Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

3 – Quais são os sintomas de larvas no corpo? As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis.

Sintomas

  • Coceira intensa que piora à noite;
  • Linhas tortuosas e vermelhas;
  • Inchaço;
  • Formação de pápulas eritematosas;
  • Sensação de movimento debaixo da pele.

Portanto, se você identificar uma infestação de carunchos no alimento, o melhor a fazer é descartar esse produto. Ele pode, sim, fazer mal à saúde.

Veja como tirar caruncho de roupa colorida com vinagre

  1. Misture água e vinagre. Encha um balde de água e adicione duas xícaras de vinagre branco (480ml).
  2. Deixe a roupa de molho. Mergulhe as peças de roupas manchadas nessa solução por 1 hora.
  3. Esfregue a área afetada. ...
  4. Enxágue a roupa.

Segundo o pesquisador, o ciclo de vida vai depender muito da espécie, mas podem chegar a 200 dias o ciclo completo (sendo maior parte fase larval). Um besouro adulto pode viver em média 40 dias e a fêmea pode ovipositar centenas de ovos durante o ciclo.

Ao viver em um ambiente distinto, as larvas podem se abrigar de predadores e reduzir a competição por recursos com a população adulta. Animais no estágio larval consumirão alimentos para alimentar sua transição para a forma adulta.

Assim, o mais recomendado é retirar as larvas com uma pinça e tomar o remédio antiparasitário, que será capaz de matar e eliminar as larvas em cerca de 24 horas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma pequena cirurgia para fazer um corte na pele e alargar o orifício, permitindo retirar a larva.