O que acontece se eu bloquear o PIN do meu chip?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Por padrão, a função de bloquear o PIN é desativada no seu celular. Após esse processo de ativação, o seu cartão SIM é bloqueado ao ser retirado da bandeja ou ao desligar o aparelho, e só poderá ser habilitado novamente após inserir esse código de segurança.

Se você nunca alterou o número do PIN, então o código padrão é o mesmo encontrado no verso do cartão em que veio o chip. Se em algum momento você já alterou o seu PIN, precisa inserir esse novo código.

Se a senha for digitada incorretamente por mais de 3 vezes seguidas, o celular somente poderá ser desbloqueado utilizando a senha do PUK. Você também pode solicitar a senha na Central de Atendimento, no 1052. Importante! Se você esqueceu a senha do PIN, o chip ficará inutilizável.

Abra as configurações e selecione “Biometria e segurança”; Depois, desça a tela e toque em “Outras configurações de segurança”; Selecione a opção “Configurar bloqueio do cartão SIM”; Ative o recurso “Bloquear Chip” e digite o PIN para confirmar.

O PIN do celular pode ser encontrado na mesma embalagem do Claro Chip, na compra do SIM Card. Para desbloquear o PIN, é preciso inserir uma senha de 4 dígitos (a senha padrão é 3636).

O PUK é um código de 8 dígitos. Caso seja solicitada a senha PUK no programa de conexão da Internet Móvel ou 3G, entre em contato com o Atendimento através do 1057 de qualquer telefone fixo, informe o seu número do seu Oi Internet Móvel ou da Internet 3G e solicite a sua senha PUK.

Digite o PIN atual (por padrão, a Vivo adota 8486).

Ela pode ser solicitada na Central de Atendimento, no 1052. Caso a senha do PUK seja digitada incorretamente 10 vezes seguidas, o chip será inutilizado e será preciso adquirir um novo.

O PUK é a senha utilizada para liberar o PIN nos casos em que o bloqueio por excesso de tentativas acontece. Como já mencionamos, caso você digite o código PIN errado três vezes, o chip será bloqueado e para conseguir fazer o desbloqueio o código PUK será solicitado.

A senha PIN possui de 4 a 8 caracteres, e após 3 tentativas incorretas de digitar esta senha, ela é bloqueada e somente com a senha PUK poderá ser efetuado o desbloqueio.

Depois de errar cinco vezes a senha, o Android vai impedir que você siga tentando e emitirá aviso para que você espere 30 segundos e volte a indicar o desbloqueio.

Após 15 dias da notificação, é direito da operadora suspender serviços como: Originação de chamadas telefônicas; Mensagens de texto (SMS); Outros serviços e facilidades da operadora.

A resposta mais simples para essa pergunta é: sim, a operadora pode bloquear um chip por falta de recarga ou se um cliente pós-pago deixar de pagar a fatura. Para isso, entretanto, a provedora deve respeitar diversas normas e oferecer soluções ao consumidor.

Na situação de o usuário não colocar créditos por mais 45 dias (a partir da notificação inicial), o chip é bloqueado em definitivo, ficando assim por mais 30 dias até que ocorra o cancelamento do número de telefone — ou seja, a operadora pode passar a linha para outro cliente.

Se você esqueceu seu PIN, basta seguir os passos abaixo:

  1. Quando for solicitado seu PIN, clique em Esqueci meu PIN e confirme;
  2. Insira a senha de acesso ao app e confirme;
  3. Digite um novo PIN duas vezes e clique em alterar para salvar a alteração.

Se você esqueceu sua senha, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique aqui para criar uma nova senha.
  2. Insira o CPF/CNPJ do titular.
  3. Escolha se quer receber um código de validação via e-mail ou SMS.
  4. Insira no campo o código que você recebeu.
  5. Crie sua nova senha.

A senha do PUK deve ser utilizada para desbloquear o celular quando o PIN for digitado incorretamente por mais de 3 vezes. Ela pode ser solicitada na Central de Atendimento, no 1052.

Chamado “Pin Unlock Key” ou “Personal Unlock Key”, o PUK é um código de 8 dígitos utilizado para desbloquear o PIN nessas situações de urgência. O PUK só pode ser encontrado na embalagem do cartão SIM ou a partir do contato com o atendimento de sua operadora.

PIN da Tim: 1010. PIN da Vivo: 8486.

Redefinir smartphone com a Conta Google

  1. Acesse o site “Encontre Meu Dispositivo” Abra o navegador de sua preferência, acesse o link google.com/android/find e faça o login com seu e-mail e senha da Conta Google, caso ainda não tenha feito;
  2. Redefina o celular.

Para bloquear seu Vivo Chip:

  1. Ligue do seu celular Vivo para *8486;
  2. Ligue de qualquer telefone para 1058;
  3. Bloqueie o Vivo Chip via chat pelo site do Meu Vivo.