O que acontece se eu gabaritar o Enem?

Perguntado por: opires . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero. Mas não funciona dessa forma. Isso ocorre porque o Enem não utiliza o percentual de acerto ou a teoria clássica, e sim a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para a correção das provas objetivas.

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Não importa a alternativa escolhida, a probabilidade de um aluno acertar no chute é de 20%. Para acertar duas questões, a chance diminui para 4% (1/5 x 1/5= 1/25 e 1/25 x 100) e para acertar três, fica ainda mais difícil: 0,8%, explicou.

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Dante Henryco de Carlo, 20, quer usar a nota do Enem para tentar uma vaga em medicina. As expectativas estão altas: o jovem errou apenas uma das 90 questões aplicadas no segundo dia do exame, que cobra conhecimentos das áreas de matemática e ciências da natureza.

Assim, acaba indo mal na produção textual. Porque essa “uma questão” na qual você deve colocar a sua redação, vale sozinha 1000 pontos. Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final.

Após a divulgação dos resultados das notas do Enem, no dia 9 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou um levantamento que contabilizou 19 candidatos que alcançaram a nota 1000 na redação do Enem 2022 até o momento.

O Enem é composto de 180 questões objetivas, tendo como pontuação máxima 1000 pontos.

Apenas 0,2% chegou a faixa máxima, com desempenho entre 800 e 900 pontos.

Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível). Por meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000.

Aos 18 anos, Gabriel Telles acertou simplesmente todas as 45 questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com esse grande feito no currículo, dá para considerar que o jovem é uma pessoa gabaritada para dar dicas a quem fará a prova no próximo domingo (28), certo?

O Enem 2022 teve como tema da redação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova.

Cada uma das 4 provas objetivas vale 1000 pontos: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza; É tirada uma média da nota dessas 4 provas; A redação vale mais 1000 pontos; Soma-se a nota da redação com a média das provas objetivas para calcular sua pontuação geral do ENEM.

Como chutar na prova do Enem de forma estratégica

  1. Responda primeiro as questões que você tem certeza.
  2. Leia o enunciado com atenção.
  3. Sempre analise as alternativas. Eliminação. Repetição. Semelhança. Generalização. Distribuição. Oposição.
  4. Preste bastante atenção na alternativa A.

Para que você tenha ao menos 700 pontos no Enem 2022, você deve acertar em média 110 questões, podendo ser da seguinte forma: Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos.

Na prática, significa que o aluno precisa acertar 150 das 180 questões do exame e ainda cravar pelo menos um 9 na temida redação, uma régua que torna o desafio de ingresso no ensino superior ainda mais superlativo e impõe aos jovens alta disciplina.

A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. Ou seja, o padrão de resposta do participante é considerado no cálculo do desempenho.

Os assuntos cobrados no exame são os seguintes:

  • Linguagens,Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Primeiro dia do Enem 2022 tem 26,7% de abstenção
Ao todo, 2.490.880 participantes compareceram ao primeiro dia do Enem 2022. O número corresponde a 73,3% dos inscritos. Entre os presentes, 2.458.504 realizaram as provas em papel, e 32.376, em computador.

O tema da redação do Enem deste ano foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".