O que acontece se eu não escrever 30 linhas na redação?

Perguntado por: dpinheiro . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O candidato que apresentar um texto com menos de sete linhas terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas.

A resposta é: depende. É uma questão de estética e organização do texto, já que pular uma linha pode deixá-lo mais apresentável. Se o limite de linhas for pequeno, evite esse recurso.

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto. A redação na prova do Enem deve ter entre 7 e 30 linhas. Qualquer texto que não cumpra com esse limite será zerado pelo corretor. Para alguns especialistas, o ideal é que o texto definitivo fique com um número de linhas acima de 20.

Redações com "impropérios, desenhos e formas propositais de anulação" receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem. Até um rabisco no meio do texto entra nessa categoria de erro.

Uma conclusão não deve ser muito longa. Isso porque a parte de argumentar e apresentar dados já passou. Foque nas sugestões que serão oferecidas ao leitor, sendo claro e objetivo. Numa redação, geralmente a conclusão é feita em 5 linhas, ou seja, em um parágrafo.

“O máximo que os alunos podem utilizar são dados estatísticos ou alguma citação de autores incluída nos textos”, orienta. Além disso, frases com impropérios, insultos ou desenhos também serão anulados.

7 – Utilizar pronomes “eu” e “você” também está proibido
Por ser uma redação dissertativa-argumentativa, não cabe o uso desses pronomes, já que eles tornam o tom do texto muito pessoal.

7

O número mínimo de linhas na redação do Enem é 7. Ou seja, todas as redações com menos 7 linhas são anuladas pela banca examinadora. Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30.

Então nesse caso, se o candidato não inserir título, ele terá nota zero e será eliminado do concurso público.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo.

Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.

Geralmente o uso de 5 ou 7 linhas na introdução, 5 linhas de desenvolvimento para cada parágrafo e 8 linhas na conclusão é um bom número. Claro que o tamanho do texto depende da linha e letra do autor também, por isso dizemos que não há um número exato de linhas, e sim uma média.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

“A fuga do tema ocorre quando o candidato escreve um texto que não traz nenhuma referência à frase temática da redação. Para evitar que isso ocorra, você precisa ter uma boa interpretação da proposta”, explica.

Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero. Mas não funciona dessa forma. Isso ocorre porque o Enem não utiliza o percentual de acerto ou a teoria clássica, e sim a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para a correção das provas objetivas.

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

5 segredos para não errar no português da redação

  1. 1 1. Cuidado com a concordância entre os verbos.
  2. 2 2. Uma vírgula pode mudar tudo (literalmente)
  3. 3 3. Adeus ao pleonasmo na escrita.
  4. 4 4. O jeito certo de usar os pronomes demonstrativos.
  5. 5 5. Preste muita atenção na regência.

Se houver fortes argumentos e uma boa construção de texto, errar duas palavras e uma concordância não é considerado uma falha grave. Ainda assim, ele pode obter nota máxima no exame.