O que acontece se eu não me depilar?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino. “Hoje nós sabemos que não tem nenhum problema de se retirar todos os pelos desde que se mantenha uma higiene íntima adequada”, afirma o ginecologista Domingos Mantelli.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Depilar a virilha é importante para manter a região arejada e limpa, mas aquelas mulheres com a pele mais sensível acabam sofrendo com outros problemas ao remover os pelos: coceira, foliculite e outras lesões dermatológicas podem surgir após o uso de cera ou lâmina.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Os pelos pubianos surgem no momento de amadurecimento sexual da menina e têm a função de proteger a entrada da vagina contra a invasão de microrganismos. Além disso, protegem a região do atrito com as roupas e durante as relações sexuais.

A dermatologista Raquel Rangel afirma que o indicado que a primeira depilação ocorra depois do início da puberdade. “Geralmente ocorre aos 12 anos, idade onde a presença dos pelos em excesso pode causar um incomodo muito grande e podem ser removidos sem problemas”, afirmou ela.

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra. Luciana.

A depilação também contribuiu com a higiene pessoal, uma vez que o acúmulo de pelos pode aumentar a umidade local incentivando a proliferação de bactérias que, em alguma medida, acentuam odores causados pela transpiração. 3. A ausência de pelos também ajuda a destacar a definição muscular.

Depilação com cera
Entre as vantagens da cera está o fato de que o pelo, neste caso, é removido pela raiz, o que garante um resultado mais duradouro, em comparação à lâmina. Além disso, por esse mesmo motivo, o efeito fica bem mais bonito, já que a pele fica clara e com menos manchas.

A depilação de virilha completa não prejudica a saúde e nem causa riscos à mulher. Portanto, é apenas uma questão de preferência estética. Não há nenhum tipo de relação da presença de pelos ou não na região íntima com a higiene pessoal.

Mito. A retirada dos pelos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pelo, fosse destruído.

Saiba quais em como fazer a depilação íntima corretamente.

  1. Fazer uma esfoliação antes. ...
  2. Fazer a depilação no banho. ...
  3. Usar creme de barbear para depilar. ...
  4. Depilar no sentido do crescimento dos pêlos. ...
  5. Lavar a lâmina durante a depilação. ...
  6. Aplicar creme hidratante depois. ...
  7. Só usar a lâmina 3 vezes.

Seja por estética, conforto ou até para melhorar a performance, no caso dos atletas, depilar a barriga é uma prática comum entre o público feminino e masculino. É preciso, no entanto, utilizar procedimentos seguros e confiáveis para eliminar os pelos da região.

Os primeiros indícios da depilação são do Egito Antigo. Nessa época as mulheres usavam argila, sândalo e mel, dando origem à técnica de depilação com cera egípcia. De acordo com relatos, a rainha do Egito, Cleópatra, banhava tiras de tecido ou de pele de animal em cera quente de abelha, para se depilar.

Você sabia que o certo é seguir a direção de crescimento dos fios na hora de se depilar? Muita gente ignora ou depila no sentido contrário, mas passar a lâmina no sentido dos fios ajuda a evitar que os pelinhos acabem encravados ou que a pele fique irritada.

Na hora de depilar, passe a lâmina de cima para baixo, no sentido do crescimento dos pelos, para não provocar lesões e evitar que os pelos encravem. Faça os movimentos com delicadeza pra evitar cortes.

Os pelos encravados são bastante comuns na virilha, mas podem ocorrer também em outras regiões do corpo”, diz.

Durante o fluxo, os pelos retém a umidade e protegem a pele contra alergias e assaduras provocadas pelos absorventes. Você pode deixar a depilação da área íntima para a semana seguinte. Para as depiladoras não há nenhum inconveniente em depilar quando menstruada. A dica é utilizar um absorvente interno.

Quando o pelo é raspado, não é realizada a retirada integral do fio pela raiz, mas sim um corte em seu maior eixo, que corresponde à parte mais grossa do pelo. Assim, tem-se a falsa impressão de que o pelo, ao crescer, adquire uma espessura maior.

A alopecia é a diminuição ou ausência de pelos no couro cabeludo, na face (como sobrancelhas, cílios e barba) ou no corpo, nas regiões das axilas, braços e pernas. Por existirem diversos tipos da doença, as causas da patologia variam de caso a caso.

É sobrancelha, buço, virilha e diversas outras partes que, vira e mexe, precisam de manutenção. A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo.