O que acontece se eu tossir muito?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

TOSSE PERSISTENTE
É preciso procurar um médico para que ele verifique a causa da tosse e indique o melhor tratamento. A tosse persistente é aquela que se manifesta por, pelo menos, três semanas. As principais causas são rinossinusopatias (rinite e rinossinusite), asma e refluxo gastroesofágico.

Faça gargarejos com água morna e sal
Uma medida caseira que pode ser feita para aliviar inflamação e desconforto na garganta é o gargarejo com água morna e sal, que pode ser repetido ao longo do dia para manter a tosse sob controle.

Quando tentamos repousar e nos deitamos, a posição horizontal pode agravar o incômodo e a dor decorrente do inchaço nas paredes da garganta, aumentando também a sensibilidade.

Chá de canela – Ferva 1 xícara (chá) de água, 1 canela em pau, 3 cravos da-índia, 1 rodela de limão, 1 pitada de noz-moscada e 1 colher (sopa) de mel. Desligue, espere amornar e coe. Tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas. Chá de couve – Ferva 4 colheres (sopa) de folhas de couve picadas em 1 litro de água.

E fique de olho nos sintomas

  1. Calafrios.
  2. Febre alta.
  3. Suor intenso.
  4. Dor no peito e dificuldade para respirar.
  5. Falta de ar.
  6. Tosse com ou sem catarro.
  7. Fadiga, moleza, prostração.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Uma tosse ocasional, sem outros sintomas, é normal e saudável. Mas quando ela persiste por vários dias ou semanas, mesmo sem surgir outros sinais, deve ser sempre acompanhada pelo médico. Assim como no caso de coexistirem outros sintomas, como cansaço, coriza e febre acima de 38 graus.

O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Eles podem ir dos mais simples, causados por alergias, gripes, irritações na garganta, resfriados, refluxos, questões ambientais e tabagismo, ou até mesmo por algumas doenças mais graves, como a tuberculose, problemas cardíacos, asma, pneumonia e reações a medicamentos.

Cigarro, asma e também alguns medicamentos podem fazer com que a tosse apareça. Não há muitas evidências científicas de que uma bebida quente irá curar uma tosse, mas há relatos de que pode ajudar a respirar mais facilmente. Não por acaso, muitas avós recomendavam um chá quente ou uma tigela de sopa antes de dormir.

Segundo as pesquisas, ele tem a capacidade de anestesiar a garganta, diminuindo a ocorrência de tosse, e ainda pode tratar a inflamação, já que age contra bactérias. Além disso, também tem função expectorante, o que ajuda a acabar com a congestão.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.