O que acontece se eu ultrapassar a velocidade da luz?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

A Teoria da Relatividade de Einstein prevê que a energia cinética de um objeto varia com sua massa e velocidade. Portanto, quanto maior a velocidade, maior será a energia acumulada por esse objeto. Caso alguém atingisse uma velocidade que correspondesse a 98% da velocidade da luz, acumularia uma energia de 50 megatons!

Temos uma má notícia para te dar: não é possível viajar na velocidade da luz. Pelo menos ainda não! Isso porque os cientistas têm intensificado seus estudos sobre a física dos plasmas, como na linha da energia limpa por meio de fusão nuclear e produção de aceleradores de partículas mais avançados.

A velocidade da luz é utilizada para definir o metro, unidade de comprimento usada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) como a medida do espaço percorrido pela luz no vácuo em um tempo 1/299.792.458 segundo.

Coisa mais rápida já registrada: na física moderna, a luz é considerada a coisa mais veloz do universo, e, no vácuo, é atualmente definida como 299.792.458 metros por segundo.

Einstein descobriu uma única constante, uma certa velocidade, que poderia nos dizer quanto espaço era equivalente a quanto tempo e vice-versa. Usando a Relatividade Especial e as equações de Maxwell, Einstein descobriu que essa taxa de conversão é exatamente a velocidade da luz.

A velocidade do escuro? A resposta simples é que é só a velocidade da luz.

299.792.458 metros por segundo

A teoria de que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz no vácuo significa, basicamente, que nada pode ultrapassar os 299.792.458 metros por segundo ou arredondando, 300 mil km por segundo.

É possível viajar mais rápido que a velocidade da luz? Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água.

A velocidade da luz foi objeto de estudo pela primeira com o experimento do cientista Galileu Galilei. Ele mediu o tempo que a luz de uma lanterna no alto de uma montanha levava para chegar em outra montanha a 2 quilômetros de distância.

Do que é feita a luz? Sabe-se teoricamente que a luz viaja com velocidade de aproximadamente 300.000 km/s no vácuo muito antes do advento da Teoria de Relatividade Restrita. Este conhecimento foi possível graças à Teoria Eletromagnética de Maxwell ainda na segunda metade doo século XIX.

Velocidade da luz na água
v(água) = c/1.3333, o que dá aproximadamente 3/4 de c, uma redução considerável.

De acordo com a Nasa, um ano-luz é "a distância que a luz percorre em um ano terrestre". Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias).

Nesse processo, formam-se pequenas descargas elétricas no interior da nuvem entre suas regiões negativas e positivas. Em seguida, uma descarga elétrica geralmente não visível, chamada líder escalonado, deixa a nuvem em direção ao solo – sua velocidade pode chegar a até 400.000 km/h!

Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s, e a velocidade do som atinge cerca de 340 m/s (1224 Km/h).

Na verdade, tanto o relâmpago quanto o trovão acontecem simultaneamente ao raio, mas cada um viaja a uma velocidade diferente. Se o relâmpago nada mais é do que a luz, isto significa que ele viaja a uma velocidade aproximada de 300 mil km/s — e nada, até onde se sabe, é mais veloz que a luz.

A pontuação de QI de William James Sidis é estimada em 250 – 300, portanto, ele é considerado o homem mais inteligente do mundo e está no seleto grupo de 0,1% dos supergênios globais. William James Sidis foi uma criança prodígio na América que viveu de 1898 a 1944.

160

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160.

O frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia.

Portanto, uma resposta para a pergunta “por que a luz existe?” é simplesmente que os fótons devem existir para preservar a simetria de calibre local.

Observa-se que a luz de menor frequência se propaga com maior velocidade quando comparada à luz de maior frequência. A luz vermelha é mais rápida que a luz violeta, quando elas se propagam em meios materiais. Isso pode ser observado com um prisma.

1400 km/h

Pesquisou-se que a velocidade do Sonic chegou a 1400 km/h, em um dos jogos da franquia.