O que acontece se não operar a hérnia inguinal?

Perguntado por: aoliveira9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Além disso, a hérnia inguinal não tratada também pode causar obstrução intestinal, que ocorre quando a hérnia comprime o intestino, bloqueando o fluxo normal dos alimentos. Isso pode levar a sintomas como dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e distensão abdominal.

Em casos leves, o tratamento pode ser feito com mudanças na dieta, estilo de vida e acompanhamento médico. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar a hérnia e prevenir complicações graves, como obstrução intestinal ou estrangulamento do tecido herniado.

Existe tratamento para hérnia inguinal? A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida.

Hérnia inguinal encarcerada, estrangulada
Em relação aos sinais e sintomas de hérnia inguinal estrangulada podemos referir: náuseas, vómitos, febre, pulso rápido, dor intensa na hérnia, que se torna muito dura, vermelha escura ou roxa. Em caso de estrangulamento, a intervenção médica urgente é obrigatória!

No caso da hérnia encarcerada ou estrangulada (estágio grave), os sintomas mais frequentes são: Dor intensa na região da hérnia; Inchaço na região inguinal; Endurecimento da protuberância com ou sem vermelhidão local.

A hérnia inguinal pode evoluir ainda para um processo de estrangulamento, em que o órgão preso para de receber fornecimento sanguíneo, o que pode levar à necrose e morte dos tecidos internos. Esta é uma intercorrência grave, que requer um atendimento de emergência para que não haja risco à vida do paciente.

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.

A cirurgia da hérnia inguinal era classicamente feita através da técnica aberta. Se trata de um corte no local de aproximadamente 6 ou 7 cm em que se coloca o conteúdo da hérnia para dentro do abdome e é fixada uma tela pela frente do musculo para evitar que ela volte a se formar.

Outras alternativas que auxiliam no anseio de como aliviar a dor de hérnia na virilha podem ser as compressas frias na região ou o uso de roupas íntimas com sustentação. Lembrando que essas opções devem ser sempre alinhadas com o seu médico, e não serão a cura para a sua hérnia inguinal.

A cirurgia é especialmente indicada nos quadros dolorosos, em hérnias em que a abertura possui mais de 1,5 cm de diâmetro e nos casos de encarceramento ou estrangulamento. Analgésicos e ant-inflamatórios podem ser utilizados no pós-operatório para controle da dor e do edema, se houver.

Hérnia abdominal: perigo à saúde
Como vimos, a hérnia pode matar se não receber o devido tratamento. Por isso é importante estar atento aos sinais do seu corpo. Se você sente que pode estar sofrendo os sintomas desta doença, agende uma consulta e receba atendimento especializado.

Possíveis complicações da cirurgia de hérnia na virilha

  • Hematomas;
  • Seromas;
  • Dor;
  • Recorrência ou recidiva da hérnia.

mais de 10 cm no sentido laterolateral (medida do afastamento dos músculos reto abdominais). Na maioria dos casos as hérnias “grandes” ocorrem após cirurgias prévias – são hérnias incisionais.

A cirurgia de hérnia inguinal é indicada para todos os pacientes nos quais a hérnia é diagnosticada. A resolução do problema é feita apenas com a cirurgia, e se não existem contraindicações, paciente e médico podem marcar uma data para realizar o procedimento.

O paciente poderá ficar internado entre um ou mais dias, de acordo com a evolução do quadro. A hérnia encarcerada, portanto, é uma condição grave e que necessita de tratamento médico especializado com urgência para garantir a plena recuperação do paciente.

Ele é muitas vezes confundido com o ligamento inguinal visto de dentro da cavidade abdominal.