O que acontece se não tratar a inflamação?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

“Uma inflamação mais intensa, especialmente em indivíduos imunocomprometidos, pode levar a quadros inflamatórios generalizados com repercussões em múltiplos órgãos e sistemas”, explica a médica. Em alguns pacientes, a inflamação pode se tornar um problema crônico, como é o caso da artrite e da psoríase.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Quando a infecção urinária não é tratada corretamente, as bactérias podem subir para o rim e gerar várias complicações, como infecção generalizada, que pode levar a óbito.

Sepse ou sépsis (antigamente conhecida como septicemia ou ainda infecção no sangue) é uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Quando o organismo é exposto a alguma dessas situações, o sistema imunológico é ativado e passa a liberar células e substâncias pró e anti-inflamatórias que atua diretamente na resposta inflamatória e promove a recuperação do organismo.

Para tratar uma inflamação, geralmente opta-se por remédios anti-inflamatórios receitados pelo seu médico para reduzir o desconforto e os efeitos do processo inflamatório. Já no caso da infecção, o médico precisa avaliar qual o tipo de micro-organismo que a está causando para poder indicar a medicação adequada.

Carnes vermelhas e processadas
Pesquisas mostram que tanto as carnes processadas quanto as vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação. As carnes processadas devem ser evitadas a todo custo e a carne vermelha deve ter o seu consumo limitado a 500g por semana.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

A dor na área inflamada é provocada basicamente por dois desses mediadores, disparados pelas células do corpo que foram danificadas: a chamada interleucina 1 e a prostaglandina irritam os nervos locais.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Sem cuidados adequados, infecções frequentes podem evoluir de forma grave e prolongada. Nesses casos, aumentam o risco de complicações e, consequentemente, de hospitalizações. O uso indiscriminado de antibióticos, por exemplo, aumenta a resistência dos micro-organismos e ainda aumenta as chances de uma nova infecção.

Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar

  • Ácido acetilsalicílico.
  • Ibuprofeno.
  • Diclofenaco.
  • Nimesulida.
  • Dexametasona.
  • Betametasona.
  • Prednisona.
  • Prednisolona.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

A inflamação crônica geralmente começa com a mesma resposta celular, mas se transforma em um estado persistente que pode se prolongar por meses ou anos quando a resposta imunológica falha em eliminar o problema.

A inflamação é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual.