O que acontece se o gato comer lagartixa?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Embora não tenham veneno e não ataquem, as lagartixas transmitem doenças para os gatos. Elas podem estar parasitadas pelo verme Platynosomum fastosum, causador da platinosomose.

Nos casos de infecções mais graves, os bichanos podem apresentar:apatia, perda do apetite e de peso, mucosas amareladas, diarreia com muco e vômitos. Sintomas mais graves que o tutor pode facilmente detectar: Olhos e cavidade oral (gengiva e “céu da boca” de cor amarelada. Dor abdominal.

O tratamento da doença da lagartixa em gatos é feito com a administração de vermífugos específicos para a eliminação do parasita. No caso de complicações, a terapia de suporte para o animal também pode ser adotada.

Alimentos Chocolate, pimenta, alho, cebola, café, carambola, macadâmia, cascas e folhas de abacate, sementes de maçã e pera são alguns dos alimentos que podem envenenar cães e gatos. Animais Aranha, algumas espécies de formiga, vespa, abelha, escorpião e cobra são exemplos de animais nocivos para os pets.

Esse ser inofensivo, a lagartixa, pode ser a transmissora de uma doença chamada platinosomose felina, a qual ela é um dos hospedeiros intermediários do verme chamado Platynosomum fastosum. Essa enfermidade afeta principalmente os ductos biliares dos gatinhos.

O diagnóstico da platinosomose pode ser muito difícil, por isso, além dos sintomas e de exame clínico, poderão ser realizados exames para análise de urina, fezes, hemograma, radiografia abdominal simples ou ultrassonografia.

A platinosomose felina, popularmente conhecida como doença da lagartixa, é uma doença causada por um verme chamado Platynosomum fastosum. Os hospedeiros desse verme são as lagartixas e os sapos, ou seja, já podemos entender de onde vem o nome da doença.

Assim como qualquer réptil, ela pode transmitir salmonela e a doença da lagartixa, também conhecida como platinosomose. Entre os principais sintomas, estão: falta de apetite, diarreia, vômito e perda de peso repentina.

Os insetos com exoesqueleto (uma camada resistente que cobre o corpo de alguns invertebrados), se ingeridos, também podem trazer problemas para o felino.

A prevenção da Platinosomose felina consiste em não permitir o acesso dos gatos aos terceiros hospedeiros intermediários do parasita (lagartixas, sapos, rãs).

Lagartixa tem veneno? Não! Além disso, não há registros de lagartixas venenosas, somente de lagartos, como é o exemplo do dragão-de-komodo. Com relação ao veneno, as chamadas lagartixas domésticas não causam nenhum mal para os seres humanos.

Os problemas decorrentes das intoxicações podem ser graves, mas a maioria apresenta rapidamente vômito, diarreia, dor abdominal, apatia e podem até convulsionar. A morte pode acontecer em algumas horas, dependendo do que ele ingeriu ou da dose do remédio dado.

A principal causa de óbitos em gatos no Brasil foram tumores e neoplasias. A segunda causa mais frequente foram os distúrbios infecciosos, sendo que a doença mais prevalente foi a peritonite infecciosa felina.

Carvão vegetal ativado, um aliado em casos de envenenamento
Disponível em lojas como a Petz, o produto vendido em sachês é um adsorvente, isto é, uma substância que se liga às moléculas de toxinas, impedindo que estas sejam absorvidas pelo organismo. Por isso, seja rápido na administração do produto.

O anti-helmíntico escolhido para o tratamento do Platynosomum spp. é o Praziquantel, utilizado na dose de 20mg/kg por via oral, sendo recomendado a sua administração de 3 a 5 dias consecutivos, mesmo que apenas uma dose seja eficaz em alguns animais (TAMS, 1994).

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure não deixar louça suja na pia e aspire a casa com frequência.