O que acontece se tomar azitromicina e nimesulida?

Perguntado por: procha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico. Pelo contrário, eles têm ação complementar.

Pacientes mais velhos exigem uma dose adicional de cautela, pois tendem a tomar outros medicamentos que não raro interagem mal ou anulam o efeito da azitromicina. Essa interação com outros remédios ou até alimentos tem potencial para deflagrar inclusive danos cardíacos.

Pode tomar azitromicina di-hidratada com ibuprofeno? Pode sim. Não há problema.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

O tempo médio estimado para início da ação depois que você tomar nimesulida é de 15 minutos para alívio da dor. A resposta inicial para a febre acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.

A azitromicina é um antibiótico do grupo dos macrolídeos que, além da ação antimicrobiana, pode agir como anti-inflamatório.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

De acordo com o pneumologista Lucas Bello, professor de medicina da Unic Beira Rio, a medicação pode ser usada em um comprimido de dose única, a cada 24 horas, por pelo menos 3 à 7 dias do início do tratamento.

A princípio, a azitromicina age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que como resultado, são a base do seu crescimento e reprodução. Contudo, seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de azitromicina.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Faringite: 500 mg no primeiro dia, seguido por 250 mg por dia por 4 dias.

“Vários são os fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são o uso abusivo ou incorreto de antibióticos, alteração da microbiota local, infecções virais e baixa imunidade”, explica a médica.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

O tempo médio estimado para o início da ação depois que você tomar o medicamento é de 15 minutos para alívio da dor. E, em casos de febre, a resposta inicial acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.

Eritema e dermatite; ansiedade, nervosismo e pesadelo; visão borrada; hemorragia, flutuação da pressão sanguínea e fogachos; disúria, hematúria e retenção urinária; anemia e eosinofilia; hipersensibilidade; hipercalemia; mal-estar e astenia.