O que aconteceu com a descendencia de ismael?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Agar buscou uma esposa egípcia para Ismael, e com ela ele teve doze filhos e uma filha. Mais tarde a filha de Ismael acabou se casando Esaú, filho de Isaque (Gênesis 28:9; 36:3). Os nomes dos filhos de Ismael são citados em Gênesis 25:13-15.

Ismael deu origem à nação árabe, e Isaac origem a nação judaica. Em Gênesis 25:12–18 fala sobre a descendência de Ismael: "Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.

Ismael ainda consegue conversar com Abraão e chora com a morte do líder. Depois, ele segue as suas palavras e os planos de Deus. O arqueiro consegue fazer riqueza e se torna um homem respeitado, conhecido mais tarde como o pai da nação árabe.

Por causa dessa tradição, poder-se-ía dizer que Ismael é o progenitor do povo árabe. Se for assim, lá onde existem árabes, existem descendentes de Ismael: Irã, Iraque, Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Libâno... E também no Brasil!

"Israelense é um termo moderno para o Estado de Israel, fundado em 1948 e abriga não apenas judeus, mas árabes muçulmanos (15 a 20% da população) e um pequeno percentual de cristãos. Cerca de 20% da população é israelense cristã ou israelense árabe muçulmana."

Os árabes são um grupo étnico surgido na Península Arábica, região onde hoje está a Arábia Saudita, Iêmen e Emirados Árabes Unidos, por exemplo. Maomé, o profeta e fundador do Islamismo, era árabe e a religião nasceu no seio desse povo.

Ismael herdou apenas a carga genética de Abraão. O amor e a dedicação foi toda destinada a Isaac. Ismael foi rejeitado por quem deveria cuidar-lhe pela infância. Ismael aprendeu cedo o que era ter fé, o que era depender apenas de suas orações, e foi assim que salvou a si mesmo e a sua mãe.

Líder religioso e político do Oriente Médio, Abul Al-Qasim Muhammad ibn Abd Allah ibn Abd Al-Muttalib ibn Hashim (571-632) entrou para a história como Maomé — ou Muhammad, com preferem seus seguidores —, o fundador do islã.

Eles se consideram principalmente descendentes de Ismael, o primeiro filho de Abraão e meio-irmão de Isaque, e, evidentemente, este é o caso. No entanto, entre os árabes também há alguns elementos de outras tribos primitivas, inclusive a do irmão de Jacó, Esaú, que teve seu nome mudado para Edom.

Os dois povos -que eventualmente costumam se chamar de "primos"- são de origem semita e da mesma região. O árabe e o hebraico pertencem à mesma família linguística. E as crenças religiosas do judaísmo, do cristianismo e do islamismo apontam para um "pai" comum: Abraão (leia texto abaixo).

Ismael, Filho de Abraão.

Com setenta e cinco Deus apareceu a ele pela primeira vez (Gn 12.4) e lhe fez a promessa de que dele surgiria uma grande nação (12.2).

  • Nebaiote
  • Basemate
  • Kedar
  • Nafis
  • Mizá
  • Mibsam

Gênesis 25
14 Misma, Dumá, Massá, 15 Hadade, Temá, Jetur, Nafis e Quedemá. 16 Foram esses os doze filhos de Ismael, que se tornaram os líderes de suas tribos; os seus povoados e acampamentos receberam os seus nomes.