O que aconteceu com Carmen Miranda?

Perguntado por: iazambuja4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Carmen Miranda morreu na madrugada de 5 de agosto de 1955, aos 46 anos, vítima de um ataque cardíaco, em sua casa em Beverlly Hills (Los Angeles, EUA).

Os turbantes de Carmen Miranda foram inspirados na indumentária usada pelas baianas quituteiras que frequentavam a Praça Onze na Cidade do Rio de Janeiro desde início do século XX.

- Nessa mesma época, a sua imagem - aplaudida e reverenciada nos Estados Unidos - era fortemente criticada no Brasil por ser considerada pouco autêntica e paternalista.

Beverly Hills, Califórnia, EUA

Vício e morte. Com o vício em álcool e remédios, Carmen Miranda voltou ao Brasil para um período de desintoxicação, em 1954. No ano seguinte, a Pequena Notável voltou aos Estados Unidos melhor dos sintomas, mas ainda dependente da medicação.

US$ 2 milhões de dólares

Ao longo de toda a sua carreira no cinema estadunidense, Carmen Miranda acumulou uma fortuna de mais de US$ 2 milhões de dólares e foi a atriz mais bem paga de Hollywood.

Tinha 46 anos. Mas este ano também se comemora 110 anos sobre a sua ida para o Brasil, quando apenas tinha um ano e 8 meses. Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu no Marco de Canaveses (Várzea da Ovelha e Aliviada) a 9 de fevereiro de 1909 e foi para o Brasil, com a mãe e a irmã mais velha Olinda, em finais de 1910.

Joaquina Maria da Conceição (Minas Gerais - , ?), mais conhecida como Joaquina Lapinha, foi uma cantora brasileira. Foi a primeira cantora lírica do Brasil a ganhar destaque internacional e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Lisboa.

Mesmo antes de se tornar famosa, Carmen sempre gostou de se enfeitar com bijuterias. Como a maior cantora do Brasil na década de 1930, utilizava vários adereços e as mulheres já copiavam seu estilo. Quando passou a usar a baiana estilizada abusou do excesso, pois não gostava muito de joias.

Carmem Miranda não nasceu no Brasil como muita gente pensa e já escreveu errôneamente sobre isso. E sim, de nacionalidade portuguêsa. Nasceu em Portugal, na cidade de Canaveses, em 09 de Fevereiro de 1909. Depois tornou-se luso-brasileira, quando veio morar na cidade do Rio de Janeiro.

Dessa forma, aos olhos do governo estadunidense e de um grupo de empresários desse país, a imagem de Carmen seria facilitadora do discurso que queriam transmitir para os países vizinhos. Em Serenata Tropical (Down Argentine Way, 1940) Carmen Miranda tem apenas duas aparições e ambas no mesmo lugar, um palco de cabaré.

Que fato marcou, definitivamente, o nome de Carmem Miranda no cenário internacional da música ? quando ela foi considerada a 15° maior voz da música brasileira, se tornando um ícone e símbolo internacional do Brasil no exterior.

Em 1939, célebre no Brasil, na Argentina e no Uruguai, ela foi levada para os Estados Unidos. Começou por lá em shows da Broadway pelas mãos do empresário Lee Schubert, que a vira no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro.

Carmen foi a primeira artista multimídia do Brasil: não só cantava, dançava e atuava, mas sabia, intuitivamente, transitar com desenvoltura pelo que viria a se tornar a indústria cultural.

Além de cantar, dançava requebrando os quadris e balançando as mãos, e também atuava. Essas habilidades fizeram com que ela se tornasse a primeira artista multimídia do país, levando a cultura brasileira ao exterior.

Inglês: ao chegar aos Estados Unidos, Carmen não sabia falar inglês, mas aprendeu rapidamente. Mas ao chegar nos programas, era obrigada a falar mal e carregar no sotaque latino.

Morte. Carmen morreu em São Paulo em 26 de setembro de 2016, aos 71 anos, vítima de uma parada cardíaca provocada por tromboembolia.

O produtor musical Nelson Motta, amigo de Elis, afirmou em uma entrevista à revista Quem que houve uma fatalidade, e que ela morreu por acidente, de parada cardíaca.

Continuar lendo Onde mora Carmen Silva?