O que aconteceu depois que os filisteus devolveram a arca?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca. Samuel exortou os israelitas a voltarem para o Senhor. Depois de um breve período de arrependimento, os israelitas rejeitaram o Senhor e pediram a Samuel que lhes desse um rei para que os governasse.

A perda da arca, o símbolo da presença de Deus no meio de Seu povo, foi uma grande tragédia para Israel — ainda pior do que a perda da própria vida (v. 10). A arca, provavelmente, nunca mais retornou a Siló. O Senhor destruiu Siló por causa da perversidade de seu povo (Jr 7.12).

Esses "povos do mar", após várias batalhas marítimas, foram derrotados pelos egípcios sob o comando de Ramessés III. Por fim, foram obrigados a buscar terras mais a leste na região costeira onde era Canaã. Lá, fundaram cinco cidades: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e, a maior delas, Gate.

Assim como os Palestinos de hoje podem ser os Filisteus da profecia, os antigos Moabitas e Amonitas podem ser os Jordanianos atuais que habitam no lugar daqueles.

Quando os sacrifícios eram ofertados no Tabernáculo, Hofni e Finéias tomavam para si a porção que não lhes pertencia; nem que para isso eles tivessem de usar a violência. E o comportamento desses dois irmãos levou a população de Israel a desprezar as ofertas ao Senhor (1 Samuel 2:12-17).

Na Bíblia, os filisteus são descritos como arqui-inimigos dos israelitas. Um povo estrangeiro, que veio do oeste e se estabeleceu em cinco cidades: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e Gate, hoje regiões do sul de Israel e Faixa de Gaza.

Abisai é usado por Deus e, com a lança de Sama, derrota 300 filisteus. O comandante do exército de Áquis observa o israelita e ordena que seus homens recuem, enquanto os soldados de Davi se surpreendem com o colega. (I Crônicas 11:20).

Senhor envia raios e fogo para ajudar o Seu povo durante o ataque. Ao ser surpreendido com o sinal de ataque dos filisteus, Samuel sacrifica um cordeiro em holocausto ao Senhor e clama pelo povo. Então, o profeta recebe sua resposta com um milagre Deus.

19 E aferiu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.

O desaparecimento da Arca
Não se sabe ao certo como e quando a arca desapareceu. A Bíblia não diz como e quando isso aconteceu. No entanto, há quatro eventos que poderiam ter desempenhado um papel: a batalha entre o rei Joás de Israel e o rei Amazias de Judá ( 2 Reis 14: 8-14);

2 Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço". 3 Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado.

Dagon

Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo. O seu nome pode provir de dag, peixe.

Aquis foi um rei filisteu de Gate, que reinou durante o tempo dos reinados dos reis israelitas Saul, Davi e Salomão. Era filho de Maoque ou Maacá, e no cabeçalho do Salmo 34: é chamado Abimeleque, talvez um título similar a Faraó ou Czar.

Davi e o povo foram até a cidade de Baalá, isto é, Quiriate-Jearim, no território da tribo de Judá, para tirar dali a arca da aliança de Deus, a qual tem o nome do SENHOR, que se assenta no seu trono, acima dos querubins. Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe.