O que aconteceu em 2022 no Brasil?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Entre as notícias de maior repercussão, estão assassinatos na Amazônia, morte do congolês Moïse Kabamgabe e "câmara de gás" em Sergipe. Em 2022, o Brasil presenciou tragédias que expressam mazelas históricas do País, como racismo, misoginia, crimes ambientais e violência policial.

O ano de 2022 foi marcado por muitos acontecimentos de extrema relevância e impacto no Brasil e no Mundo. A exemplo disso está a invasão russa na Ucrânia, logo no começo do ano, a eleição de Lula para seu terceiro mandato, morte da Rainha Elizabeth II e a Copa do Mundo em verão brasileiro.

No Brasil, um dos assuntos com destaque no mês de março foi a divulgação das novas regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentadas em entrevista coletiva no dia 17.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) no dia 1º. O país ficará no comando do principal órgão multilateral responsável pela paz e segurança internacionais por todo o mês de julho. Este é o 11º mandato eletivo do Brasil durante o biênio 2022-2023.

Foi em 2002. No ano em que o Brasil levou o penta, foi também quando estreou Big Brother Brasil na TV, o piercing no umbigo estava na moda e a nota de R$ 20 começou a circular no país. Nesse clima, mostramos 20 acontecimentos que marcaram o mundo nessa época.

Queimadas na Amazônia. A quantidade de focos de queimadas na Amazônia superou no mês de setembro de 2022 o total registrado em todo o ano passado. Até o dia 18 de setembro, foram 75.592 focos registrados. Em todo o ano passado, o número foi de 75.090, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Eleições na França, fim da situação de emergência sanitária da Covid-19 no Brasil e os dois meses da guerra entre Rússia e Ucrânia são destaques do mês. O presidente Emmanuel Macron foi reeleito na França, mas viu extrema-direita crescer.

Covid-19. Em junho de 2022, entrando na 4.ª onda de Covid, o Brasil contabilizava mais de 670 mil mortes desde o início da pandemia.

O ano de 2022 vem chegando carregado de esperança. Após quase dois anos de pandemia, todos esperam o fim da insegurança trazida pela possibilidade de se contaminar pelo Coronavírus e morrer. Todos querem o fim da pandemia – que já se tornou mais amena no Brasil nos últimos meses.

Agosto foi o mês do adeus, com figuras muito conhecidas do público que faleceram neste período. Logo no início, no dia 5, os brasileiros foram surpreendidos pela notícia da morte do comediante, apresentador e ator Jô Soares. Aos 84 anos, ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês.

A nova variante Ômicron do novo coronavírus fez com que o mundo mergulhasse em uma nova onda da doença no começo de 2022. Já nos primeiros dias do ano, 4 mil voos foram cancelados no mundo. No dia 19, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) afirmou que o vírus se espalhava “como nunca antes” nas Américas.

Ataque no Texas
No dia 24, um homem armado assassinou crianças e professores no tiroteio mais letal nos Estados Unidos em quase uma década. O caso aconteceu na Robb Elementary School em Uvalde, no Texas. Salvador Ramos matou pelo menos 21 pessoas antes de ser morto, baleado pela polícia.

O dia começava a amanhecer naquela quinta-feira, quando foram registradas fortes explosões em pelo menos cinco cidades da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado o início de operação militar no país.

Datas comemorativas do dia 29 de Abril de 2022: Dia Internacional da Dança.