O que aconteceu em Gênova e Veneza?

Perguntado por: mesteves9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Durante um longo período, Gênova e Veneza estabeleceram um ver- dadeiro monopólio sobre as especiarias vindas do oriente. Compravam as especiarias vindas da Índia e da China e revendiam-nas a preço de ouro nas cidades européias.

Significado de genovês
De Gênova; natural dessa cidade.

Veneza proclamava que seu governo era uma clássica república, porque era uma fusão das três formas presentes num governo misto: com o poder supremo no Doge, o aristocrático no senado, e o democrático no Grande Conselho.

Os habitantes do Vêneto, expulsos pelos ostrogodos e lombardos, se refugiaram nessas terras pantanosas da desembocadura do rio Po, formando a cidade de Veneza. Sua localização “privilegiada” entre marismas e águas pantanosas concedeu uma grande independência a Veneza em relação aos possíveis conquistadores.

A historia de Nova Veneza também está ligada a Imigração Italiana. Estes vieram para o Brasil em decorrência das dificuldades inerentes à própria sobrevivência naquele país europeu. Na Itália chegaram noticias através de cartas que aqui na América haviam muitas possibilidades de melhoria de vida.

O Acqua Alta é um fenômeno que ocorre periodicamente em Veneza quando o Mar Adriático sobe de nível. Quanto esse fato acontece, Veneza fica inundada em maior ou menor medida. Entende-se que Acqua Alta é quando a maré sobe 90 centímetros do seu nível normal.

A história de Veneza começou por volta do ano 450 d.C., quando habitantes da região de Veneto, no nordeste italiano, começaram a ocupar um conjunto de mais de cem pequenas ilhas localizadas em uma grande lagoa com mais de 170 canais, à beira do mar Adriático.

Não tem carro, mas tem o Vaporetto
Se você vai ficar mais de 3 dias em Veneza, a dica é comprar um bilhete que proporcione passe livre por pelo menos 72 horas. Dessa forma, você poderá transitar por toda a ilha usando o Vaporetto.

Gênova é um importante porto marítimo que rivaliza com a cidade francesa de Marselha na disputa pelo lugar de melhor porto do mar Mediterrâneo e centro industrial cujo crescimento económico e internacionalização data dos séculos XII e XIV.

2.500 anos

Quinta maior metrópole da Itália, Gênova é uma antiga cidade portuária com mais de 2.500 anos de história e até hoje conserva sua importância no cenário nacional.

Genoa foi comprado pela empresa no final de 2021 - FOTO: DIVULGAÇÃO.

Nesse cenário, os cidadãos da região de Vêneto, na Itália, resolveram se refugiar numas ilhas que ficavam numa laguna do Mar Adriático, no noroeste do país. Foi ali que surgiu Veneza, nome baseado nos povos que viviam por lá desde o século 10 a.C. O domínio da região ficou por conta do Império Bizantino.

O Carnaval veneziano medieval correspondia à época na qual os venezianos podiam se permitir divertimentos proibidos em outras épocas do ano. As máscaras permitiam seu disfarce, assim como a possibilidade de ser um outro alguém durante algumas horas.

Veneza é mundialmente famosa pelos seus canais. A cidade foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa. As ilhas em que a cidade é construída são ligadas por cerca de 400 pontes.

A cidade italiana não tem um sistema de esgoto convencional, que é feito por tanques biológicos que tratam a água e depois a despejam diretamente nos canais que fluem para o mar.

Os prédios, por exemplo, foram construídos tendo como base estacas de madeira completamente afundadas sob a lama. Desta forma, eram formadas paliçadas que não apodreciam pela falta de oxigênio para proliferação de bactérias. Em seguida, eram erguidos e entrelaçados postes de madeira com o objetivo de apoiar as casas.

Veneza tem uma localização que faz com que ela seja extremamente frágil em relação aos mares, e, com o derretimento das geleiras, ela fica ainda mais propensa a submergir. Acredita-se que, se o aumento do nível do mar continuar no mesmo ritmo, em menos de 10 anos essa cidade pode não existir mais.

Os italianos, como todos os demais imigrantes, deixaram seu país basicamente por motivos econômicos e socioculturais.

Antônio Prado

Antônio Prado (RS) – Intitulada a “cidade mais italiana do Brasil”, Antônio Prado recebeu a imigração italiana em 1886.

Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana da Serra Gaúcha e de todo o Brasil. Ainda hoje é comum se deparar com os moradores conversando em italiano. Apesar de morar tão perto, não havia tirado um tempo para conhecer a fundo a cidade.