O que aconteceu no Brasil entre 1530 e 1822?

Perguntado por: avieira4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822. Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.

Durante os primeiros trinta anos (1500-1530), desde que chegaram no território brasileiro, eles descobriram o pau-brasil, uma madeira nativa da Mata Atlântica, que tinha sucesso no mercado consumidor europeu. Foi então realizado o primeiro ciclo econômico do Brasil: o ciclo do pau-brasil.

Nas missões jesuíticas, os indígenas trabalhavam na terra e dela se sustentavam. Com o fracasso na escravidão indígena e a necessidade urgente de mão de obra para trabalhar no plantio e colheita da cana-de-açúcar, os portugueses encontraram nos negros africanos a força trabalhadora.

O Brasil foi descoberto em 1500, porém a sua colonização só teve inicio após o ano de 1530. Quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, estavam mais interessados na exploração das Índias, terra rica em especiarias. Quando o perigo de uma invasão se tornou claro, enviaram expedições de colonização.

Essa confluência de fatores fez com que o rei de Portugal, D. João III, decidisse por iniciar efetivamente a colonização do Brasil. Em 1530, Martim Afonso de Souza parte com 50 embarcações repletas de pessoas, ferramentas e sementes, para enfim começar a povoar o Brasil Colônia.

O Brasil comemora nesta quarta-feira, 7 de setembro, seus 200 anos de Independência. O país se proclamou uma nação independente em 1822, com a separação frente a Portugal na figura de Dom Pedro I, então príncipe regente e que se tornaria o primeiro imperador do Brasil nascente.

Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro. A escravização foi introduzida por volta de 1530, sendo que os escravizados eram indígenas e africanos.

O chamado Período Joanino, que se estende de 1808 a 1821, compreende uma fase de transição na história do Brasil. Durante esse período, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, após a vinda do então príncipe regente D.

O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.

O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação ...

Foi assim que, em 3 de dezembro de 1530, Martim Affonso de Souza partiu de Lisboa. Essa foi a última tentativa da coroa portuguesa para descobrir as jazidas de ouro e de prata da América, antes da distribuição das capitanias.

Fim do período colonial
Do ponto de vista oficial, a colonização do Brasil acabou em 1815, quando o rei d. João VI elevou o Brasil à condição de reino. Com isso, o Brasil deixava de ser uma colônia e tornava-se parte integrante do reino de Portugal.

O Período Colonial foi marcado pela formação do primeiro Governo-Geral na colônia portuguesa na América, com a chegada de Tomé de Sousa à Bahia, e pela formação da primeira capital da colônia, a cidade de São Salvador.

O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822. Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.

História do Brasil não possui um marco inicial bem definido. Não obstante, tradicionalmente, existe uma datação recorrente sobre a chegada dos portugueses com Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, à região costeira de onde hoje é a Bahia.

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras.