O que ajuda a fixar a vitamina D?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

É preciso se expor ao Sol para manter o nível adequado de vitamina D e, mesmo com as dificuldades impostas pela vida moderna, que fazem o ser humano permanecer em ambientes fechados, é possível cuidar dessa questão com poucos minutos ao dia.

Se você está se perguntando se existem frutas, legumes e folhas que contêm vitamina D, infelizmente, a resposta é não. Isso porque a vitamina D está presente quase que exclusivamente em alimentos de origem animal e em alguns produtos fortificados, como as bebidas vegetais (também chamadas de “leites vegetais”).

Salmão, cavalinha grelhados, atum e sardinhas enlatados são os peixes que têm maior concentração natural da vitamina D. Embora muita gente possa torcer o nariz só de pensar, o óleo de fígado de bacalhau também é uma das melhores fontes do nutriente em apenas uma colher de chá.

Ossos mais fracos
As consequências de uma deficiência são hiperparatireoidismo secundário e perda óssea, levando a osteoporose e fraturas. Dores nos ossos e nas articulações podem ser um sinal de que seu corpo sofre com a falta de vitamina D.

O intervalo de referência para vitamina D foi arbitrariamente definido por especialistas para estar entre 30 e 100 ng/mL, sendo a faixa ideal de 40 a 60 ng/mL. Níveis entre 21 e 29 ng/mL são considerados insuficientes e os valores abaixo de 20 ng/mL são deficientes.

A suplementação pode ser feita com diversos esquemas: – 50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; – 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; – 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

Legumes não são fontes de vitamina D. Aliás, esse nutriente não está disponível em nenhum tipo de vegetal, seja ele fruta, legume ou verdura. Amaioria das fontes alimentares de vitamina D são de origem animal: peixes gordurosos e gema de ovo, principalmente¹.

Informações sobre estilo de vida, sociodemográficos e medidas do corpo foram coletadas por meio de uma entrevista com um questionário padronizado. Foi considerado com insuficiência de vitamina D indivíduos com níveis abaixo de 30 ng/mL e com deficiência as pessoas com níveis abaixo de 20 ng/mL.

Vitamina D3

A Vitamina D3 Formular é peça fundamental na melhora da imunidade e fortalecimento das defesas do organismo, pois é uma vitamina que está associada a processos metabólicos que atuam no aumento da velocidade e produção das células de defesa, com isso, se torna fundamental para manutenção da saúde.

A falta de vitamina D aumenta a chances de se ter doenças graves que afetam os ossos como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

É fundamental solicitar orientação médica para uso de doses adequadas de vitamina D para cada situação clínica. Na impossibilidade de receber orientação, recomenda-se suplementação com doses seguras de vitamina D, como 1000 a 2000 UI ao dia ou 7000 a 14.000UI na semana.

Você encontra vitamina D em peixes como atum, salmão e sardinha. Ela também é sintetizada com banhos de sol diários.

Tonturas frequentes podem ter relação com deficiência de Vitamina D. Pesquisas demonstram que os níveis reduzidos de vitamina D podem impactar no surgimento de crises recorrentes de tonturas e vertigens, causadas por doenças do labirinto.

Lista com os melhores Vitaminas D de 2023

  • Now Foods. D-3 Cápsulas.
  • Now Foods. D3.
  • Now Foods. vitamina D.
  • Puravida. D3 Sinergy.
  • Vitafor. D3.
  • Vitafor. D3+
  • Biogens. Óleo TCM.