O que altera no sangue quando tem verme?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

As alterações que geralmente estão presentes no hemograma são leucopenia ou leucocitose, linfocitose e monocitose (ambas no início da infecção), sendo a eosinofilia a mais frequente.

Quais parasitas podem ser identificados no exame parasitológico de sangue? O exame parasitológico do sangue possui suas limitações, pois, por ele, só é possível identificar microfilárias, Plasmodium, Leishmania e Trypanosoma.

O exame parasitológico de fezes (EPF) é uma das formas mais utilizadas para o diagnóstico das verminoses, sejam elas causadas por protozoários ou helmintos. O EPF é uma análise laboratorial que consiste na avaliação de pequenas amostras de fezes do paciente.

As alterações que geralmente estão presentes no hemograma são leucopenia ou leucocitose, linfocitose e monocitose (ambas no início da infecção), sendo a eosinofilia a mais frequente.

As principais verminoses são Ancilostomose (amarelão), Ascaridíase (lombriga), Esquistossomose (barriga d'água), Filariose, Giardíase, Oxiuríase, Teníase e cisticercose.

Entre os enteroparasitos que mais causam anemia ferropriva, destacam-se os Ancilostomídeos, Trichuris Trichiura, Strongyloides Stercoralis, Entamoeba Histolytica, Ascaris Lumbricoides e Giardia Lamblia, respectivamente.

Exame parasitológico das fezes (EPF)
Assim, cabe ao médico detectar se o verme encontrado é causador de doença ou não.

Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

O diagnóstico somente é conclusivo com a ajuda de imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada, que apontam um ou vários cistos, às vezes muitos, a povoar regiões do cérebro do paciente.

Os sinais e sintomas mais comuns que levam à suspeita de parasitoses são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos; excesso de produção de gases, diminuição do apetite, perda de peso e, às vezes, tosse, febre e falta de ar. Também podem causar anemia e coceira no ânus.

O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se no exame parasitológico de fezes com pesquisa de ovos do parasito. Os vermes adultos de A. lumbricoides podem ser encontrados ao exame macroscópico das fezes.

– Nemátoda ou nematoides: são chamados comumente como vermes cilíndricos, também conhecidos como oxiúros (muito pequenos, brancos, que produzem coceira anal). Do mesmo modo pertencem a este grupo as Ascaris lumbricoides (produzem dor abdominal e falta de apetite).

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Taenia solium
A Taenia solium, popularmente conhecida como tênia ou solitária, pode causar crises epiléticas e outros problemas neurológicos em humanos que ingeriram ovos da larva.

Mas pode acontecer de uma pessoa que esteja com lombriga no organismo sentir “dor abdominal, redução do apetite, adinamia [fraqueza] ou fadiga e até a eliminação de vermes através das fezes”. “Em casos incomuns, os vermes podem migrar dos intestinos para as vias biliares e até vias aéreas.