O que aprendemos com Neemias na reconstrução dos muros?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum. Como Neemias, precisamos focar nossos pensamentos na grandeza de Deus, reconhecendo sua soberania e majestade.

Edificar significa erguer; levantar; ou construir algo. É um termo do latim "aedificare". É um verbo transitivo direto e dependendo do contexto pode ter diferentes acepções: Edificar um prédio, está no contexto de construir, erguer ou levantar um edifício.

Neemias entrega seu pedido nas mãos de Deus, e, ao mesmo tempo, coloca suas mãos à serviço da missão. A mão poderosa de Deus simboliza o poder de Deus para realizar a sua vontade. Neemias confia na palavra de Deus segundo a qual o seu desejo é o relacionamento restaurado.

Com a permissão do rei Artaxerxes, Neemias então viajou para Jerusalém, analisou a situação e percebeu mais do que nunca que precisava ajudar a construir as muralhas de Jerusalém.

No seu coração nascera o sonho de restaurar sua cidade e trazer de volta a alegria para Jerusalém. Queria reconstruir os muros que foram derrubados e deixar a cidade protegida. Neemias sonhou os sonhos de Deus. Quando o Senhor nos dá um sonho, também nos prepara para concretizá-lo.

Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? 3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

Sambalate era o governador de Samaria, e ele e seu povo eram inimigos dos judeus que haviam retornado com Zorobabel. Como Sambalate reagiu aos planos de reconstruir os muros da cidade? (Ver Neemias 2:10, 19; 4:1–3, 7–8, 11.)

Um muro é uma construção física que existe para dividir o mundo de dentro do mundo de fora. Um muro cria territórios e evita o encontro indesejado com o outro. Ele limita a livre circulação num espaço e também serve como barreira de proteção.

Neemias também enfrentou oposição de nobres e alguns judeus. Porém, sua aliança com o povo judeu o levou a enfrentar crises, reconstruir vidas, desfazer injustiças sociais da cidade e trazê-los à comunhão com Deus que os prepararia espiritualmente como nação escolhida que viria a receber o Messias prometido.

Assim, a mensagem de Neemias é que se a sua vida familiar, profissional, acadêmica, intelectual, financeira, afetiva, social ou política está abalada, você deve começar restaurando o espírito, e isto só é possível através de Cristo. Neemias nos mostra que o profeta não apenas anuncia o futuro, mas ajuda criá-lo.

1. Não se conformou com a situação. 2. Muita oração e jejum.

Enquanto estava na prisão por causa das falsas acusações da mulher de Potifar, José interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro do Faraó. Dois anos depois, quando o Faraó teve sonhos que ninguém conseguia interpretar, o copeiro lembrou-se de José.

Deus consola. Governou a Persa e restaurou Jerusalém.

Resuma Neemias 2:7–16, explicando que Neemias pediu que o rei escrevesse cartas aos governadores das províncias persas, para que eles permitissem que Neemias passasse por suas terras a caminho de Jerusalém. O rei também forneceu os materiais de que Neemias precisava para reconstruir os muros e os portões da cidade.

O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o único remanescente do Segundo Templo de Jerusalém que permanece de pé (516 a.C. - 70 d.C.). Concluído por Herodes, o Grande, este templo era um local sagrado para o judaísmo há dois mil anos, e seus vestígios continuam tendo o mesmo significado hoje em dia.

Elas continuam representando segurança e proteção. Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.

Obra não termina porque não segue uma sequência de etapas. Não há planejamento, nem sequer projeto. Tudo é decidido na hora e o seu dinheiro vai embora. Obra boa só começa com projeto definido, cronograma e orçamento fechados, mão de obra escolhida e prazo para começar e especialmente para terminar.

Continuar lendo O que diz em Neemias 6?