O que as drogas fazem com a família?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O uso de drogas contribui de forma significativa para problemas familiares, como o rompimento de vínculos afetivos, agressividade, violência e vulnerabilidade social, visto que pelo aumento no consumo abusivo desse tipo de substância as consequências são desastrosas.

Resultados: Os resultados apontaram que as famílias vivenciam problemas legais, econômicos, de interações sociais, violência e adoecimento físico e psíquico, o que as leva à dificuldade de engajamento no processo terapêutico e de como lidar com os sentimentos emergentes durante o tratamento.

Dessa forma, as drogas geram relevante impacto na vida dos usuários, levando-os às perdas físicas e psíquicas. Elas são responsáveis pela perda de emprego, de bens materiais, de rompimento dos vínculos familiares e, também, malefícios à saúde.

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

O fentanil é um poderoso narcótico sintético que tem sido atribuído à morte de astros do rock como Prince e Tom Petty. A substância funciona no cérebro como a morfina ou a heroína, mas é 50 a 100 vezes mais potente e pode facilmente levar a uma overdose.

Usuários de cocaína podem ficar com cicatrizes nas mãos em razão das injeções constantes. Fumantes de crack apresentam lesões nas palmas das mãos e dos dedos devido às queimaduras deixadas pelo cachimbo em que consomem a droga. Consumidores de heroína podem ficar com manchas escuras na língua.

Sua mente está tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga não faria parte de seu cotidiano.

As drogas podem gerar sérias consequências a saúde da pessoa, causando diversas alterações nas estruturas de seu organismo, como doenças cardiovasculares, respiratórias, problemas no fígado, no cérebro e transtornos psiquiátricos como a depressão ou ansiedade entre muitos outros.

Continue e leitura!

  1. Procure um lugar calmo para conversar. ...
  2. Use palavras de apoio e incentivo. ...
  3. Crie uma estratégia de como ajudar um dependente químico sem acusações. ...
  4. Estabeleça limites. ...
  5. Busque ajuda médica. ...
  6. Procure ajuda também.

Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer. 5- Piadas não são bem-vindas: contar piadas e histórias relacionadas a dependentes químicos pode ser algo desagradável. Mesmo com a boa intenção de animar o indivíduo, esse tipo de distração pode gerar um efeito contrário.

O que acontece com o nariz de quem aspira a cocaína
Depois do uso frequente e prolongado da inalação da cocaína, o nariz do usuário pode ser severamente comprometido, ocasionando em diversos problemas, como por exemplo, a perfuração do septo nasal, provocando inúmeras infecções difíceis de serem tratadas.

Surgem sentimentos de culpa, tristeza, desespero, revolta. Acrescenta-se a esse quadro o lado emocional desequilibrado do dependente e temos um cenário propício para a desarmonia, o que torna o familiar ainda mais suscetível ao abuso de drogas.

Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

Os usuários de crack colocam fragmentos de bombril sobre a pedra, na fornilha dos cachimbos improvisados, para facilitar a combustão. Mais que isso: o bombril também dá “barato”.

Em questão de conseguir isso sozinho, na teoria, sim, é possível. Se tiver determinação para isso, uma pessoa pode se livrar das drogas por conta própria, mas o desafio é maior. Algumas pessoas podem tentar fazer progressivamente, reduzindo as doses, mas isso só prolonga o sofrimento.

Assim, o uso de drogas como cocaína, anfetaminas e até esteroides também são relacionados com atitudes violentas, uma vez que podem desencadear paranoia e depressão. Por outro lado, substâncias estimulantes, por sua vez, reduzem o senso crítico e controle, por isso estão frequentemente associadas a episódios violentos.

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo.

As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.