O que as obras de Hesiodo relatavam?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Na obra de Hesíodo encontramos como temas os deuses, que são os regentes do destino do homem, e o próprio ser humano, com suas fadigas e misérias. Para ele, a felicidade consistia no trabalho e no exercício das virtudes morais.

As obras mais conhecidas de Hesíodo são:
Teogonia. Trabalhos e Dias. O escudo de Hércules.

Homero e Hesíodo foram os poetas mais importantes para a mitologia e cultura da Grécia Antiga. Isso porque eles deixaram os registros mais completos sobre o que a sociedade grega pensava e acreditava.

Hesíodo explica como os deuses surgem na organização do mundo após o caos, onde os humanos diferenciam-se dos deuses descrevendo a parte fundamental de como a organização é a criação dos mortais e os pilares principais que abarcam o ser humano.

Em suas duas principais obras, a Teogonia e Os Trabalhos e os dias, Hesíodo compõe e coloca em prática os mitos helenos, aplica-os ao cotidiano do homem do campo. Apesar de serem praticamente contemporâneos, Hesíodo e Homero têm em comum apenas o formato de suas obras.

A primeira geração de deuses gregos centra-se na Cosmogonia ou mito da criação. A partir do caos , segundo Hesíodo o primeiro deus primordial a surgir no universo, foram criados os restantes deuses. Os primeiros deuses nascidos de caos terão surgido por meio de cisão.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e Tradução Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2007.

Ilíada e Odisseia
As duas obras foram escritas na métrica poética conhecida como hexâmetro datílico e divididas em 24 cantos, sendo cada canto relacionado com uma letra do alfabeto grego. No caso da Ilíada, são 15.693 versos em hexâmetro datílico, e, na Odisseia, são 12.109 versos ao todo.

Hoje, o mito perdeu força no papel de ordenador do pensamento e da sociedade. Esse fenômeno é decorrente do avanço da ciência como fonte de conhecimento e explicação dos diversos aspectos da vida, da natureza e do ser humano.

1. Hesíodo foi um poeta grego, viveu por volta de 700 a.C., é conhecido por descrever a vida do homem comum e exalta particularmente a virtude da justiça, cuja guarda atribui a Zeus.

Em Trabalhos e dias, além de narrar mitos como o de Pandora, o de Prometeu, entre outros, Hesíodo faz uma série de recomendações a Perses (seu irmão) sobre a necessidade de cultuar o esforço e o trabalho, indispensáveis para que possa existir verdadeira justiça.

A Teogonia é a narrativa clássica da origem do cosmos, dos deuses e dos heróis na mitologia grega. O livro que hoje conhecemos como Teogonia é a compilação de uma série de narrativas orais que se reúnem sob o nome de Hesíodo e trata da genealogia e hierarquia dos deuses e heróis da mitologia grega.

A mitologia grega foi o conjunto de mitos e crenças que existia na cultura e na religiosidade dos gregos antigos. Seus principais registros foram feitos por Homero e Hesíodo, dois poetas gregos.

Homero exalta as virtudes dos heróis nobres e fala às elites; Hesíodo valoriza a justiça e o trabalho e se dirige ao homem humilde e trabalhador.

Homero exalta as virtudes dos heróis nobres e fala às elites; Hesíodo valoriza a justiça e o trabalho e se dirige ao homem humilde e trabalhador. O tema é atual até hoje.

Na Teogonia de Hesíodo, o mundo principia através de quatro divindades primordiais, que darão nascimento a quatro gerações de deuses: Khaos – a desmesura, o indiferenciado; Gaia – a Terra, sede irresvalável de todos sempre; Tártaro – o abismo sem fim; e Eros – o desejo de união, de fecundação.

Caos, junto com sua filha Nix, teria gerado as Moiras, deusas do Destino, cego a todos os mortais e deuses imortais: Cloto, em grego significa fiar, segurava o fuso e tecia o fio da vida, atuava como deusa dos nascimentos e partos.

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.