O que atrai as jiboias?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

“A jiboia não é uma espécie nativa brasileira e, junto com a samambaia, é uma das mais usadas em projetos de Urban Jungle, já que é vistosa e bastante resistente. Ela gosta de calor úmido e é uma planta de sombra ou meia-sombra, muito fácil de manter.

As jiboias são animais mais ativos durante a noite, entretanto, podem ser observadas durante o dia em busca de um local para se abrigar. Elas são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores, apresentando, portanto, hábitos terrestres e semiarborícolas.

A espécie jiboia gosta de sol ou sombra, então o melhor cenário é em ambientes com luz indireta. Esclarecemos. Para não queimar suas folhas, auxiliar a receber toda a claridade necessária para se desenvolver e controlar o crescimento, lugares com sombras são os mais aconselháveis.

Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores. A jiboia não é venenosa e mata sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.

Se a tua planta tiver sucesso neste processo, esta água acumular-se-há em pequenas gotas nas bordas. Esses poros abrem-se, permitindo a liberação das gotículas de água. dando assim a sensação que a planta está a "chorar".

Planta de folhas verdes e elegantes, a jiboia gosta de ambientes internos, mas seu cultivo requer precaução. Acredita-se que ela pode criar um desequilíbrio energético forte, absorvendo energias positivas e negativas, resultando no cansaço físico e mental dos moradores.

Siga as dicas de não tocar e ingerir e de deixá-las fora do alcance de animais e crianças, para garantir que a planta traga toda sua beleza para seus ambientes sem que, para isso, ninguém corra riscos.

É venenosa? Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

Apanhe-a com uma rede: outra maneira de espantar uma cobra é apanhá-la em uma rede com extremo cuidado, para depois soltá-la em uma área afastada de nosso lar. Para isso, você pode utilizar um pau ou vara bem longa.

O gavião-carijó (Rupornis magnirostris) é um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em todo o Brasil.

Uma das espécies preferidas entre os decoradores, a jiboia também pode ser criada na água. Esta planta de água é pendente e se caracteriza por galhos longos, com muitas folhas verde escuro. Para maiores chances de sucesso, aposte em um galho grande, com seis ou sete folhas.

A jibóia é uma das plantas para quarto que faz toda a diferença no ambiente. Ela não precisa de muita terra, cresce muito rápido e ajuda na purificação do ar. Além de ficar ótima em vasos suspensos, a jibóia deve ficar em uma altura onde animais não entrem em contato com ela devido a sua toxicidade!

Samambaia
A samambaia por sua vez atrai prosperidade, coragem e também ajuda a melhorar a qualidade do ar do ambiente, filtrando poluentes como formaldeído e xileno.

Com a morte das serpentes, os gaviões, as corujas e outros animais, vão diminuir sua população pela escassez de alimento, também aumentando desta forma o número de roedores. Além do controle de pragas, o veneno das serpentes tem uma importância enorme no tratamento de várias doenças.