O que atrai um morcego?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Portanto, se você possui flores que dão frutos, existe a possibilidade de que isso atraia a atenção destes seres notívagos, já que eles são atraídos pelas flores e seu perfume, assim como vão atrás do seu néctar, a fim de se alimentar e se nutrir dele.

Use canela como repelente
Além de muito utilizada na cozinha, a canela exala odor que pode servir como repelente natural contra os morcegos. É uma maneira doméstica que funciona, de modo que basta espalhar bastante canela em pó na área infestada por esses animais.

Reservatório de doenças
Os morcegos já são conhecidos por serem hospedeiros de vírus, alguns dos quais podem ser transmitidos para animais e humanos. Doenças como a sars (síndrome respiratória aguda severa) e a causada pelo vírus ebola podem ter origem nos morcegos.

Lugares altos e de pouca circulação
Como foi citado no início, eles gostam de se alojar em lugares que não têm uma grande circulação de pessoas, sendo comum a sua presença em edifícios muito altos, ou mesmo em espaços deixados entre os telhados.

Ache o morcego, se ele estiver se escondendo.
Se você não souber onde o animal está, comece a busca durante o dia, quando o morcego estará dormindo, e será mais fácil encontrá-lo e capturá-lo. Comece a busca em locais que não recebem muita luz, como o sótão ou um quarto que fique sempre fechado.

RIO - O médico infectologista Gustavo Guimarães explica que a mordida do morcego pode causar pelo menos três doenças: a raiva, o tétano e as infecções locais mais leves. A principal delas é a raiva, doença transmitida por vírus e que mata.

O morcego tem olhos que enxergam bem, ao contrário do que muita gente pensa. Aliás, ele vê melhor que os humanos no entardecer e no amanhecer, quando a luz ainda é limitada. Acontece que, pelos hábitos noturnos, a claridade incomoda o morcego, que está mais acostumado a ambientes escuros.

Características das fezes de morcego. As fezes dos morcegos são escuras e quebram-se facilmente. Normalmente, encontram-se em forma de empilhamento, não são pontudas. Como os morcegos costumam se alimentar de insetos, é comum o aparecimento de pedaços de asas e do corpo desses nas fezes.

Se o seu forro estiver com morcegos, normalmente os sons serão percebidos durante o dia, tendo em vista que este animal possui hábitos noturnos e costuma sair à noite para procurar comida.

Os morcegos são de hábito noturno saindo de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite. Comunicam-se e voam orientados por sons de alta freqüência que, emitidos pela boca ou narinas, ao encontrar um obstáculo retornam em forma de ecos.

Os morcegos podem transmitir raiva, uma doença viral perigosa que pode paralisar o sistema nervoso humano. Algumas espécies podem abrigar o vírus nipah, que pode causar infecção respiratória em humanos, e o ebola, uma doença que já matou milhares de pessoas em todo o mundo.

Os dentes incisivos fazem um rápido corte. Existe um ingrediente na saliva do morcego que evita a coagulação do sangue. Uma refeição completa pode levar 20 minutos. Eles têm também um anestésico na saliva que reduz a probabilidade da vítima sentir alguma irritação com a mordida inicial.

Os morcegos são protegidos por lei e sua captura ou extermínio é crime ambiental (Lei nº 9.605/98). Estes morcegos não “mordem ou picam”, mas atenção! qualquer morcego pode morder por defesa se for diretamente manipulado.

Os morcegos não gostam de locais bem iluminados, por isso, uma boa sugestão para evitar a presença deles no telhado e no forro é aumentar a luz do ambiente. Trocar as telhas de cerâmica por opções transparentes, por exemplo, podem ajudar a espantar os bichos.

Os morcegos em geral ficam abrigados durante o dia em locais como: cavernas, ocos de árvore, edificações (juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação), folhagens, superfície de troncos e ocos de árvore, etc).