O que causa a efervescência?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Na prática, a efervescência é uma reação química com uma solução líquida, normalmente a partir de um ácido orgânico de baixa densidade e uma base carbonada. Ao entrar em contato com a água, os reagentes se agitam, dissolvendo o componente principal, que fica diluído e cercado de bolhas de gás carbônico.

O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir). Parte do gás carbônico liberado fica aderida (adsorvido é o termo técnico) ao restante do comprimido que ainda não reagiu e não se dissolveu.

Ao entrar em contato com a água, Sonrisal inicia uma reação química bastante simples. Seus componentes (bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido acetilsalicílico e ácido cítrico) efervescem. Você deve ingerir o produto somente após o término da efervescência.

Na prática, a efervescência é uma reação química com uma solução líquida, normalmente a partir de um ácido orgânico de baixa densidade e uma base carbonada. Ao entrar em contato com a água, os reagentes se agitam, dissolvendo o componente principal, que fica diluído e cercado de bolhas de gás carbônico.

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Em laboratório, um exemplo comum de efervescência é a adição de ácido clorídrico a um bloco de calcário. Outro exemplo comum são os comprimidos efervescentes onde o dióxido de carbono é produzido na reação de bicarbonato de sódio com algum ácido contido no comprimido.

Significado de Efervescência
substantivo feminino Inquietação; excesso de agitação; estado de comoção, de excitação, de alvoroço: efervescência musical, popular, política. Ebulição; ação ou efeito de ferver; em que há fermentação: efervescência química.

foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.

Alguns fatores podem alterar a velocidade de uma reação química como a concentração, a temperatura, a superfície de contato e a presença de um catalisador.

  • Temperatura. ...
  • Concentração dos reagentes. ...
  • Aumento da pressão. ...
  • Tamanho da superfície de contato. ...
  • Catalisadores.

Os catalisadores conseguem acelerar a reação química porque eles diminuem a energia de ativação, isto é, a energia mínima necessária para que as moléculas colidam de modo eficaz, produzindo o complexo ativado e os produtos. Quanto maior a energia de ativação, mais dificil será para a reação ocorrer.

As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.

Sabe aquela pastilha que usamos quando bate aquela queimação? Pode parecer estranho, mas essas bolhas que aliviam o desconforto escondem mais riscos do que se imagina.

A vitamina C efervescente vem carregada de sal — o equivalente a dois pacotes de batatas fritas. O bicarbonato de sódio é o responsável pela efervescência das pastilhas, fazendo com que se dissolvam na água.

Os produtos da reação são dióxido de carbono (CO2), cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O). A presença de CO2 pode ser notada na prática: ao ingerirmos o antiácido sentimos necessidade de liberar este gás pela boca, na forma de arrotos.