O que causa a Tuxina?

Perguntado por: rreal9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A infecção por oxiúros é causada pelo verme nematódeo intestinal Enterobius vermicularis e geralmente afeta crianças, mas os membros adultos da sua residência e os prestadores de cuidados, pessoas em instituições e aquelas que têm contato anal-oral com um parceiro infectado durante o sexo também estão em risco.

Após a reprodução das larvas, o macho é eliminado nas fezes. Já as fêmeas migram para a região perianal e morrem logo após colocarem os ovos. Todo o ciclo do oxiúros dura aproximadamente 40 dias.

A transmissão ocorre principalmente através da passagem dos ovos do verme de pessoa a pessoa ou através de objetos, água ou alimentos contaminados. A autoinfecção ocorre principalmente em crianças contaminadas, ao levarem a mão à boca após coçar a região anal.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Recomendo um primeiro tratamento de 7 a 15 dias e repetir na lua minguante ou lua nova, pois nestas fases da lua os vermes estão mais fracos'', explica. Pesquisas mostram que alguns vermes atacam mais quem anda descalço, toma banho de rio e tem pouca higiene.

Esse medicamento imobiliza os vermes e parasitas e depois os mata. “Esses organismos são totalmente eliminados quando o medicamento é administrado nas doses adequadas”, afirma a farmacêutica Mayra Gabriela Bento Teixeira, coordenadora de Farmácia do Hospital Albert Sabin (HAS).

A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis. A doença atinge qualquer classe social e é muito comum na infância, ocasionando, principalmente, prurido retal, normalmente no período noturno.

O tratamento da oxiuriase é realizado com fármacos de uso oral, e higiene das roupas íntimas. Lavar com água e sabão, secar ao sol e passar à ferro são medidas suficientes para a higiene dessas roupas.

Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.

Sem tratamento, estes vermes podem também causar vaginite (inflamação da vagina) em meninas e mulheres adultas. Estes parasitas podem ser vistos nas fezes ou na região anal, e têm a aparência de um verme de cerca de 1 cm de comprimento.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Ele se caracteriza por possuir cor branca e cutícula brilhante e estriada. O E. Vermiculares vive no intestino grosso e na porção final do intestino delgado do homem, onde se alimenta de bactérias e algumas substâncias presentes no local.

Estudos (*) apontam que a graviola possui propriedade anti-helmíntica (combate de vermes), sendo uma forma natural de controle de parasitas intestinais.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.