O que causa mau cheiro atrás da orelha?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

São inúmeros os motivos que causam o mau cheiro, como secreção, otite, objetos estranhos, cerume, infecções, entre outros. Para entender qual o tratamento adequado para o seu caso, é essencial consultar um fonoaudiólogo para ter uma avaliação mais precisa e detalhada.

Já a limpeza atrás das orelhas merece uma atenção especial, pois, devido às suas dobrinhas e também por causa das glândulas que produzem gordura, é uma região que poderá acumular mais sujeira — que nada mais é do que uma mistura de secreção com as partículas de poeira do ar.

O que é? Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. Embora não seja grave, é causa comum de desagrado e prejuízo à qualidade de vida do indivíduo, por isso é indicado o tratamento feito por um médico dermatologista.

Geralmente, o médico pode receitar medicação, soluções alcoólicas e, até mesmo, realizar a lavagem do ouvido com soro fisiológico. Em casos mais graves, podem ser receitados outros remédios, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.

Para resolver esse problema, os pacientes devem promover a limpeza do canal auditivo com soro fisiológico ou ainda, soluções alcoólicas e medicação indicada pelo seu médico.

Cetoconazol + Betametasona+neomicina Eurofarma Pomada 30g.

É algo constrangedor e, infelizmente, acontece com muitas pessoas. Se você tem suas orelhas furadas, provavelmente sabe exatamente do que estamos falando. A parte de traz de seus brincos podem ter um acúmulo de gosma escura que fede a queijo velho. Nojento, mas completamente normal.

Na região atrás da orelha, ela pode se formar devido a quadro de infecção ou inflamação pelos quais o organismo está passando. Pode ser provocada por condições como otite, conjuntivite, amigdalite, sarampo e outras, que causam um aumento do volume de trabalho dos gânglios linfáticos.

Outro recurso é utilizar produtos de higiene (desodorantes antitranspirantes, por exemplo) que controlem a produção excessiva de suor), assim como prescrever medicamentos com ação bactericida, fungicida e antimicótica.

A otomicose ou otite externa fúngica corresponde ao crescimento de fungos no canal do ouvido, sendo associada a aumento da umidade e calor, má higiene, imunossupressão, diabetes , alergias de pele, uso prolongado de corticóides tópicos e cirurgias prévias do ouvido.

De acordo com o trabalho científico, o cheiro do bebê recém-nascido aumenta em sua mãe a produção do hormônio dopamina que, quando liberado, provoca sensação de prazer e motivação. “O odor exalado pelo recém-nascido ativa no cérebro das mães a área referente a recompensas.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Não negligencie: pálpebras, genitais, orelha e umbigo precisam ser lavados.

Por causa do recuo desta região, o acúmulo de suor, sujeira, restos de pele e bactérias podem causar o mau cheiro na região.

Outro voluntário aparentemente não tomava banho há vários anos e abrigava bactérias em seu umbigo que normalmente vivem em condições extremas, como nos Polos Sul e Norte. Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver infecções — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite.

Pode acontecer por causa de bactérias ou por outros motivos. Quando está associada à presença de bactérias, as rinites podem cursar com secreção nasal mais esverdeada, mais dor na face e cheiro ruim no nariz. No caso de rinites sem bactérias, na maioria das vezes teremos uma causa alérgica.

Existem várias causas possíveis de dor de cabeça atrás das orelhas, incluindo lesão do nervo, infecção óssea e problemas dentários. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar essa dor tão desagradável. Uma dor de cabeça atrás das orelhas refere-se a qualquer dor que se origina nessa área específica da cabeça.